Arbitragem de Flamengo x Fluminense será de Raphael Claus, protagonista de polêmicas em clássicos

A arbitragem de Flamengo x Fluminense será comandada pelo árbitro Raphael Claus. O juiz recheado de polêmicas em jogos do Rubro-Negro foi o escolhido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a clássico deste domingo (20), às 18h30, no Maracanã, pela 15ª rodada do Brasileirão.
➕ Carrascal no Flamengo: empresário confirma negociação e jornalista crava acordo com Dínamo
Claus vai apitar o 45º jogo do Flamengo em sua carreira, o segundo time que mais apitou. Ele foi o responsável pela arbitragem de apenas um jogo nesta temporada: o empate sem gols com o Vasco no Brasileirão. A CBF vai anunciar em breve a escala completa com os assistentes do árbitro de 45 anos.

+18 | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Muito criticado por rubro-negros, o árbitro foi motivo de reclamações após um clássico justamente contra o Fluminense em 2024. Na ocasião, torcedores do Flamengo criticaram a marcação de pênalti em Léo Pereira em Marquinhos, que chegou desequilibrado no lance. A partida terminou com derrota por 2 a 0, a primeira de Filipe Luís no comando da equipe.
Ainda na temporada passada, o juiz foi responsável por arbitragens ruins também em clássicos do Rubro-Negro contra Botafogo e Vasco.
A começar com duelo com o Botafogo, pelo Brasileirão, partida que sofreu muitas críticas de rubro-negros após o apito final com vitória por 2 a 0 para o alvinegro.
O árbitro não marcou falta clara em Fabrício Bruno no lance que gerou o segundo gol do alvinegro na partida. A atuação no lance chamou a atenção, principalmente por tentar dar seu veredito sobre o lance antes mesmo da análise do VAR.
“Para mim não foi nada. Cavou muito, Toski. Ele jogou a perna e se atira. Cavou muito“, afirmou o juiz.
No mesmo jogo, Raphael Claus não deu amarelo para Luiz Henrique por comemorar gol com uma máscara. A punição está prevista na regra, mas o árbitro ignorou. Esse desempenho resultou em um intervalo de três meses sem escalar para jogos do Flamengo.
Depois de voltar a ser escalado, foi novamente designado para a arbitragem de um clássico, dessa vez justamente entre Flamengo e Vasco. Mais uma vez rubro-negros ficaram na bronca. A reclamação foram dois toques de mão dentro da área, mas o árbitro considerou que os jogadores do cruzmaltino estavam em posição natural.
Raphael Claus em jogos do Flamengo
A partida deste sábado será a 45ª vez que Claus será árbitro principal em um jogo do Flamengo. E, apesar dos muitos erros, o Mengão ainda consegue ter histórico positivo em jogos com o juiz: 26 vitórias, 14 derrotas e somente quatro empates. Mas o que fica marcado são as falhas gritantes contra o Rubro-Negro.
Em 2022, o time deixou a derrota por 2 a 1 para o Fluminense se queixando de um pênalti dado pelo árbitro que resultou no primeiro gol do rival, além de cinco expulsões no jogo e o pouco tempo de bola rolando. No lance, torcedores entendem que Santos sofreu falta, mas o árbitro assinalou infração do goleiro.
Mas esses clássicos são apenas exemplos das polêmicas que Raphael Claus já protagonizou. Recentemente, torcedores do Flamengo fizeram um compilado de erros do árbitro contra o time; confira:
Raphael Claus pic.twitter.com/j8MXTEnSV9
— FLAMENGUISMO (@JPeraltaCRF) September 18, 2022
Raphael Claus tem uma média de 4,3 cartões amarelos por partida do Flamengo. São 190 amarelos em 44 partidas, além de 12 cartões vermelhos. Desses, 92 amarelos (48,6%) e cinco vermelhos (33,3%) foram para rubro-negros.