Arbitragem de Flamengo x Botafogo-PB será comandada por estreante em jogos do Rubro-Negro

Atualizado: 19/05/2025, 17:56
Lucas Torezin em jogo do Brasileirão, árbitro escalado para comandar a Arbitragem Flamengo x Botafogo-PB Copa do Brasil

A arbitragem de Flamengo x Botafogo-PB será comandada pelo árbitro Lucas Paulo Torezin, do Paraná. O juiz de 42 anos nunca apitou um jogo do Rubro-Negro e foi o escolhido pela CBF para fazer a estreia na partida deste quarta-feira (21), no Maracanã, pela jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. 

Desgaste físico é pauta de Flamengo e Botafogo-PB antes de duelo na Copa do Brasil

CBF anunciou Bruno Boschilia e Victor Hugo Imazu dos Santos, ambos da Federação Paranaense, como os assistentes de campo. O VAR será responsabilidade de Caio Max Augusto Vieira (GO), escalado pela segunda vez para jogos do Fla no ano. Ele trabalhou na partida contra o Internacional.

Superbet
Superbet
4/5
proPatrocinador do São Paulo e Fluminense.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

Lucas Paulo Torezin ainda possui pouca experiência nas principais competições do país, com 14 escalas para a Série A do Brasileirão e oito para a Copa do Brasil na carreira. A competição que mais apitou é o Campeonato Paranaense (41 jogos), seguido da Série B (35). 

Vale destacar que a temporada de 2025 já possui o maior número de escalas para o mata-mata nacional. Flamengo x Botafogo-PB será o quarto jogo com a arbitragem do juiz paranaense nesta edição da Copa do Brasil. Até o momento, ele participou de Inter de Limeira x Vila Nova (1ª fase), CSA x Tuna Luso (2ª fase) e Santos x CRB (3ª fase). 

O árbitro já trabalhou em duas partidas do Botafogo-PB. Ele foi o responsável pela arbitragem nos empates com Tombense e Remo, em 2021 e 2022, respectivamente, em jogos da Série C. 

Em 117 partidas de competições da CBF ao logo da carreira, Lucas Paulo Torezin tem média de 5,1 cartões amarelos por jogo e uma expulsão a cada quatro jogos.

Polêmicas de Lucas Paulo Torezin

O árbitro de Flamengo x Botafogo-PB não possui grandes polêmicas recentes, o que pode justificar a aparente crescente no quadro de árbitros da CBF. Mas não também não passou ileso de reclamações de atletas e dirigentes. 

Em 2024, por exemplo, a diretoria do Corinthians criticou a atuação do árbitro durante duelo com o Juventude pelo Brasileirão. Fabinho Soldado reclamou de um pênalti não marcado para os paulistas e também a forma que o juiz conduziu o jogo.

"Um árbitro inseguro, que vem aqui apitar um jogo teoricamente tranquilo, toda hora falando com os nossos jogadores para que o jogo fique parado. Parando o jogo o tempo inteiro para falar com o banco de reservas do adversário, que era isso que o adversário queria", disse o dirigente na ocasião.

Escala de arbitragem completa para Flamengo x Botafogo-PB

    • Árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR)
    • Árbitro Assistente 1: Bruno Boschilia (PR)
    • Árbitro Assistente 2: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
    • Quarto Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ)
    • VAR: Caio Max Augusto Vieira (GO)
    • AVAR: Antonio Adriano de Oliveira (MA)
    • AVAR2: Eduardo Tomaz de Aquino Valadao (GO)
    • Quality Manager: Larissa Ramos Monteiro (RJ)
    • Observador de VAR: Regildenia de Holanda Moura (RJ)  
    • Assessor: Ednilson Corona (SP)
    • Inspetor: Fabricio Vilarinho da Silva (RJ)


Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.