'Aprendi com Arsène Wenger', revela Tite sobre metodologia

Atualizado: 11/04/2024, 12:49
Tite, à esquerda, e Arsène Wenger, à direita. Treinador do Flamengo falou sobre metodologia do técnico francês que utiliza com jogadores do Mengão

O técnico Tite detalhou parte de sua metodologia de trabalho após a vitória do Flamengo sobre o Palestino, nesta quarta-feira (10), pela Libertadores. Em um jogo que utilizou as cinco substituições para melhorar a equipe, o comandante revelou estratégia que aprendeu com Arsène Wenger, lendário treinador francês, para deixar todo o elenco familiarizado com seu estilo de jogo.

Tite explicou que costuma alternar os jogadores durante as atividades e forma a maior possibilidade de combinações possíveis. O técnico arma todas as duplas de zaga, por exemplo, para os zagueiros saberem atuar com cada companheiro e entendam o que a equipe precisa diante de cada cenário. Ele entende que esse processo pode levar um pouco mais de tempo, como com Léo Ortiz, mas já dá resultado.

➕: Eugênio Leal alerta para displicência do Flamengo no ataque

“Aprendi com Arsène Wenger e faço um trabalho de enfrentamento modificando a dupla de zagueiros, mudando laterais, mudando setor direito e esquerdo, a fase defensiva e ofensiva, para que tu possa gerar conexão dentro da equipe”, iniciou Tite, antes de completar com exemplos do sucesso da metodologia:

“Talvez demore um pouquinho mais, mas dá uma condição boa de um Allan entrar e jogar com fluidez. De daqui a pouco ter um lado direito com o Viña entrando e estávamos sem o Wesley e colocamos o Ayrton Lucas do lado direito. Porque nós treinamos e aí a comissão técnica verificou e foi ajustando situações.”

Léo Ortiz foi a única mudança no time titular para o jogo, mas Tite utilizou todas as cinco substituições que tem direito. Ele renovou o fôlego do ataque e do meio-campo, e os jogadores que entraram não só melhoraram o time, mas participaram do gol que garantiu a vitória.

O Flamengo conseguiu escanteio aos 40 minutos do segundo após jogadas dos jovens Lorran e Victor Hugo. O primeiro assumiu a cobrança de escanteio e encontrou Léo na primeira trave, que marcou seu primeiro gol com Manto e fechou placar.

Além dos Garotos do Ninho, Bruno Henrique e Allan saíram do banco e foram importantes para aumentar intensidade do time. Já o Matías Viña foi acionado após Varela sentir desconforto e manteve nível na lateral-esquerda.

Tite comenta diferença de características de jogadores do Flamengo

Mudar os jogadores não significa apenas a mudança de nome, mas é necessário um trabalho para ajustar a equipe ao estilo do jogador e vice-versa. Tite comentou um pouco sobre a diferença entre alguns jogadores do elenco rubro-negro e como a equipe se comporta quando estão em campo.

“Allan faz um “double” cinco, com dobra de meio-campista e deixa o meio mais livre. Quando tem Bh, você tem bola de profundidade. Quando tem o Cebola, tem o jogo combinado. Com Victor Hugo, você tem mais retenção de jogo apoiado. Com Luiz, o jogo de velocidade.”


Compartilhe
Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.