'Aprenderam a se comportar' e Dia da Vingança: um Flamengo 6x0 Botafogo há 42 anos

08/11/2023, 18:52
Capa de jornal de 1981 após Flamengo 6x0 Botafogo

Dia da Vingança! Faz 42 anos que o Flamengo deu o troco no Botafogo. Em 1972, uma goleada por 6 a 0 para os botafoguenses. Mas o placar foi devidamente devolvido. Aconteceu no dia 8 de novembro de 1981. O histórico time aqueceu o coração dos torcedores.

Isso porque não bastava golear. Com a construção do placar elástico, a Nação pedia o sexto gol. Tudo para ter o sentimento de vingança por conta da derrota anterior. A Nação lavou a alma. Principalmente depois de duas derrotas para o rival no próprio ano de 1981.

Leia mais: Setorista relata que queda do Botafogo aumenta casos de impotência sexual entre torcedores

Com um golaço de fora da área, o maior ídolo da história do Flamengo abriu o marcador. Mas foi só o primeiro movimento do placar. Nunes ampliou. Lico também deixou sua marca. Adílio, com belo passe de Zico, fez de cabeça. O Galinho voltou a fazer o quinto. Depois, Andrade fechou a conta e sacramentou a vingança.

Antes do jogo, Zico jogou pressão para o Botafogo

O jogo era de suma importância para o Botafogo. Perdendo, o time acabaria com as chances de título. Por isso, Zico destacou: “Ué, o Botafogo joga no ataque ou se despede do título. Não tem escolha”.

Zico ainda lembrou que nas últimas derrotas para o rival, a situação foi diferente. Era o Flamengo quem precisava vencer.

“Vejam bem. Nas duas últimas vezes que perdemos. Tínhamos a obrigação de vencer para continuar no páreo. Fomos para frente feito loucos e o Botafogo, que só joga na retranca, se serviu em contra-ataques. É exatamente isto que devemos evitar. Afinal, quem precisa da vitória são eles”, reflete.

Além disso, Zico deixou em aberto o estilo de jogo adotado. Após classificar o Botafogo como retranqueiro, o Camisa 10 disse que o Mengo também pode jogar assim.

“Nós também sabemos jogar atrás. Basta ver as partidas que fizemos contra Cali e Wilstermann. Quando a esse negócio da torcida gritar e o time avançar, não me preocupa. Nosso time tem experiência suficiente para não entrar nessa”, encerra.

Outro ídolo, Maestro Júnior também falou. O craque foi mais um a lembrar que o Botafogo só joga na defesa. Precisando da vitória, teriam que atacar. Dessa forma, o risco de sofrer uma goleada era alto. Foi o que aconteceu.

“Se eles bobearem, terão uma surpresa desagradável ao olhar o placar no final do jogo. Desta vez, serão obrigados a sair da defesa para tentar vencer. Quero ver como vão evitar nossos contra-ataques. Acho que pode até dar goleada”, comentou.

Zico debocha do Botafogo após 6×0

Após a goleada, Zico desabafou. No dia seguinte ao jogo, o craque debochou do Botafogo. Para ídolo, o time adversário ‘pagou pela língua’. O Galinho acredita que foi bom para os alvinegros mudarem de postura.

“Quem fala demais, Deus castiga. O que os botafoguenses estavam fazendo tinha que ser pago. O que aconteceu foi muito bom para aprenderem a se comportar”, debocha.

Além disso, Zico explica que o Flamengo pensa em títulos. Os rivais, como acontece até hoje, pensam em vencer o Rubro-Negro.

“Pensamos em ganhar campeonatos, mas esse resultado foi o melhor que poderia ter acontecido”, afirmou.

A torcida do Flamengo teve papel central na goleada. De acordo com Zico, foi o combustível: “Com a torcida gritando ‘queremos seis’ não dava para segurar”.


Partilha