Na última quarta-feira (14), o Flamengo venceu o Bauru por 85 a 69 no Tijuca Tênis Clube e assegurou o segundo lugar na classificação do NBB 8. Após a partida, o Mundo Rubro Negro falou com o técnico José Neto sobre o jogo, a preparação para os próximos desafios, a importância do novo reforço (Ronald Ramon) e o duelo contra Franca.
As duas equipes estavam empatadas na tabela, mas o FlaBasquete conseguiu avançar, deixando os bauruenses para trás. “É importante que a gente conseguiu dar mais um passo, se pensarmos em classificação. A gente estava em terceiro lugar e agora consolidamos uma segunda posição. Isso é importante pra que a gente possa pensar futuramente em continuar melhorando e poder decidir um playoff em casa”, comentou Neto.
Apesar de ser um jogo disputado, o Fla manteve uma vantagem durante todo o confronto. Perguntado sobre o ponto mais positivo da noite, o treinador exaltou o trabalho de seus comandados: “Ritmo. Quando a gente vê os números, eles mostram algumas coisas que pra mim é muito importante. A gente vê a eficiência do time, 104, e um time em um poderio como o Bauru faz 59. Acho que é muito mérito da defesa, fizeram eles pontuarem 69 pontos só. É um mérito muito grande do time. Isso demonstra a postura, o caráter, a vontade que esses jogadores têm de seguir ganhando”.
Agora o ritmo do time começa a ficar ainda mais intenso. Com o NBB chegando a sua fase decisiva e a Liga das Américas se aproximando (se inicia no próximo dia 29), mais jogos serão disputados em um curto espaço de tempo, por isso, Neto destaca a importância de se ter um elenco como o do Flamengo.
“Tudo isso a gente tem planejado desde o início. Então agora sabemos que começa a aumentar muito o ritmo dos jogos, a frequência. Então, além dos jogos do NBB, temos também a LDA. Isso acumula tudo. A gente vai ter muitos jogos seguidos e por isso é importante ter um elenco, e a gente tem. O jogador que mais jogou hoje, jogou 22 minutos, a gente vê uma coletividade grande e a capacidade do time de poder jogar sempre duro contra qualquer rival e em uma intensidade alta”, disse.
Para essa reta final de temporada, o Orgulho da Naçao ganhou um novo reforço. Ronald Ramon chega para aumentar ainda mais a qualidade do grupo e o técnico falou sobre a importância de mais um grande jogador. “Para ganhar o que a gente quer ganhar, precisamos jogar muito forte a maior parte do jogo. Isso é possível quando temos uma rotatividade grande. Hoje o Flamengo tem um elenco, uma capacidade muito grande de rotação de jogadores e eu acredito que dessa forma a gente pode começar a concretizar um sonho”.
Luiza Sá é estudante de jornalismo e cresceu nas arquibancadas do Maracanã ao lado de sua família. É a redatora de basquete do MRN e apaixonada pelo esporte da bola laranja.