Após sucesso de Jorge Jesus no Flamengo, estrangeiros dominam elite do futebol brasileiro

03/06/2022, 16:15
Jorge Jesus Flamengo

É o Flamengo ditando tendência? O sucesso de Jorge Jesus revolucionou o futebol brasileiro e os números não deixam mentir. Desde a chegada do técnico, o país do futebol vivenciou a onda dos treinadores estrangeiros no campeonato mais competitivo do mundo. A prova disso é um levantamento feito pelo ge. Na era dos pontos corridos, a quantidade de treinadores de fora mais do que dobrou após a passagem de JJ pelo Ninho.

Antes de Jesus, o Brasileiro viu 18 estrangeiros à frente das equipes em 17 edições. Mas, após o sucesso meteórico do Mister, vieram 22 treinadores em apenas três anos. Ou seja, a média de técnicos por ano salta quase sete vezes.

Aliás, a nacionalidade dos comandantes também sofreu alteração. Se antes de JJ apenas 16,7% eram portugueses, agora esse número cresceu para 36,4%. Assim, mais do que dobrou também o domínio de lusitanos nas equipes nacionais. Rival de Jesus em 2019, Sampaoli foi outro que ajudou a abrir as portas aos estrangeiros. Afinal, desde os técnicos de Fla e Santos em 2019, 72% dos treinadores são portugueses ou argentinos.

O Campeonato Brasileiro de 2022 já é o com mais estrangeiros na história dos pontos corridos. Em apenas oito rodadas, o torneio já teve dez técnicos de outros países à frente dos times. Ou seja, metade dos participantes do Brasileirão. Essa edição já superou a última, que teve nove estrangeiros em 38 rodadas.

Os técnicos portugueses da atual edição são Paulo Sousa (Flamengo), Abel Ferreira (Palmeiras), Luís Castro (Botafogo), Vítor Pereira (Corinthians) e Antonio Oliveira (Cuiabá). Os argentinos Antonio Mohamed (Atlético-MG), Fabián Bustos (Santos) e Juan Vojvoda (Fortaleza), o paraguaio Gustavo Morínigo (Coritiba) e o uruguaio Alexander Medina (Internacional) completam a lista.

Messias desse movimento, Jorge Jesus não está mais no Brasil

Líder dessa “peregrinação”, como se fosse um Messias, Jorge Jesus está bem longe do Brasil. Mais especificamente há 10.200 quilômetros, em Istambul. O Mister foi anunciado na última terça-feira como novo treinador do Fenerbahçe para a próxima temporada.

A expectativa dos torcedores turcos é de repetir o sucesso no Brasil. Aliás, muitos adeptos do Fener foram ao aeroporto para recepcioná-lo, mas o português embarcou em um helicóptero na pista e não teve contato com a torcida. Além disso, cerca de 18 mil pessoas estavam monitorando o voo de Jorge Jesus por sites na Internet aguardando o momento para encontrar o técnico.


Partilha
José Mário Ferraz
Autor

Apaixonado por contar histórias. Profissional com facilidade na escrita e na comunicação. Atualmente, redator no Mundo Rubro Negro