Após nova eliminação nos playoffs, José Neto deixa o comando do FlaBasquete
Apesar de ser o Orgulho da Nação, o basquete do Flamengo não teve resultados agradáveis nas últimas duas temporadas, sendo eliminado nas quartas de final do NBB 9 para o Pinheiros, após estar vencendo a série por 2 a 0, e neste ano o time da Gávea acabou levando a pior diante do Mogi das Cruzes, na semifinal da competição. Confrontado com a falta de sucesso na categoria, a direção do Rubro-Negro inicia um novo processo de renovação no clube, começando pelo comando: José Neto não é mais o treinador da equipe, além do assistente técnico Rodrigo Carlos e o preparador físico Diego Falcão, a mudança ocorreu em comum acordo.
O técnico chegou ao Mais Querido em 2012, depois de uma excelente campanha comandando o Joinville. O Flamengo possuía apenas um título do Novo Basquete Brasil, e acompanhava o domínio do Brasília que se consagrava tricampeão. A entrada de Neto caracterizava uma mudança no comando da equipe em busca de voos mais altos, e com uma magnifico time, o Rubro-Negro conquistou tudo. O treinador deixa o FlaBasquete depois de cinco títulos cariocas (2012, 2013, 2014, 2015 e 2016), quatro títulos brasileiros (2012-13, 2013-14, 2014-15 e 2015-16), uma Liga das Américas (2014) e um Mundial Intercontinental (2014).
https://www.instagram.com/p/Bi0WGoGnBGRxC9PG9WCPAGPCi9y46v9IXYF1Tk0/?taken-by=netobasket
A próxima temporada do basquete tem previsão para começar em outubro, com o NBB 11, o time da Gávea deve continuar o processo de renovação, além da mudança do treinador, o elenco perdeu seu capitão e ídolo, Marcelinho Machado, que se aposentou com o termino da temporada. De todo o elenco, apenas Anderson Varejão e o jovem, João Victor possuem contrato para o próximo ano, os demais atletas terminam seus contratos junto ao fim do NBB 10, necessitando renovação contratual.
*Imagem em destaque: Staff Images/Flamengo