Após derrota, Flamengo terá 2 meses sem jogos para voltar aos trilhos
O mimento do Flamengo não é bom no Brasileirão, e o time começa a se complicar na briga pela classificação ao mata-mata. Isso porque o Mengo perdeu para o Real Brasília no último sábado (15), por 1 a 0, fora de casa. Com a derrota, a equipe fica em sétimo lugar com 18 pontos. Há clubes que podem ultrapassar as Meninas da Gávea e tirá-las da zona de classificação.
Apenas os oito primeiros avançam ao mata-mata. Nesse momento, o Flamengo estaria classificado. Mas faltam duas rodadas, podendo conquistar apenas mais seis pontos. O problema é que o Grêmio tem dois jogos a menos e 17 pontos. O clube tricolor, inclusive, é uma das razões para o respiro no calendário.
Maurício Salgado, técnico do futebol feminino do Flamengo, terá dois meses para ajeitar o time para as duas últimas rodadas. Com os jogos atrasados de Grêmio e Internacional por conta da tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul, a CBF paralisa o Brasileirão Feminino A1 até que os clubes gaúchos cheguem ao mesmo número de partidas do resto das equipes.
É provável que o Grêmio ultrapasse o Flamengo, o que já jogaria o clube para a oitava posição. As gremistas podem chegar aos 23 pontos, o que as colocaria em quarto lugar. O Internacional também pode se tornar um problema. A equipe tem dez pontos, mas com quatro jogos a menos que o Mengo. Além disso, o América-MG, que ainda joga contra o Fluminense na rodada, também pode passar o Mengão.
A equipe está na berlinda e periga chegar em agosto fora da zona de classificação e precisando de uma combinação de resultados para avançar.
Confira a situação da tabela do Brasileirão Feminino
Próximos jogos de Grêmio e Internacional
Mais perto de ultrapassar o Flamengo, o Grêmio tem quatro jogos até o fim do campeonato, enquanto o Mengo tem dois. Em jogo atrasado da nona rodada, o próximo compromisso do Grêmio é contra o Santos, fora de casa. O jogo acontece no domingo (23), às 18h (horário de Brasília). A outra partida atrasada da equipe tricolor é contra o Atlético-MG, também fora de casa, no dia 27/06.
Não são partidas fáceis, mas com apenas um ponto a menos, o Grêmio não precisa de muito para entrar no G8 e passar o Flamengo. Os jogos seguintes já estarão dentro do cronograma normal das duas últimas rodadas.
- Santos x Grêmio – 23/06
- Atlético-MG x Grêmio – 27/06
- Grêmio x Real Brasília – 17/08
- São Paulo x Grêmio – 21/08
O Internacional, por sua vez, só jogou nove partidas. Com quatro jogos atrasados, o time tem seis até o final do Campeonato Brasileiro. Pela oitava rodada, o Inter recebe o São Paulo no domingo (23). Outro jogo atrasado é o da nona, contra a Ferroviária, também em casa, na quinta (27). Bragantino, em casa, é mais uma partida atrasada.
Primeiro, as gaúchas também jogam nesta segunda (17), contra o Botafogo, pela rodada vigente. Depois, são as duas rodadas finais com o torneio já sincronizado. Com os jogos atrasados, o Inter pode chegar até 22 pontos, vencendo os quatro. Com as duas últimas rodadas, pode chegar até 28.
Se conseguir duas vitórias e um empate nos quatro jogos atrasados, o time já iguala a pontuação flamenguista e a situação se complica para o Mengão.
- Botafogo x Internacional – 17/06
- Internacional x São Paulo – 23/06
- Internacional x Ferroviária – 27/06
- Internacional x Bragantino – 01/07
- Palmeiras x Internacional – 18/08
- Internacional x Santos – 21/08
Últimos jogos do Flamengo Feminino no Brasileirão
As últimas duas partidas do Mengão no torneio só acontecem em agosto, quando o time define sua vida e decide se vai ao mata-mata. Para conseguir a vaga, a equipe encara o Avaí Kindermann na penúltima rodada, fora de casa. Na última, o time recebe a Ferroviária no Rio de Janeiro. Esses serão os jogos cruciais que definirão a vida do time.
- Avaí Kindermann x Flamengo – 17/08
- Flamengo x Ferroviária – 21/08
O Flamengo Feminino pode chegar, no máximo, aos 24 pontos, caso vença os dois jogos. Ou seja, pontuação menor do que Grêmio e Inter podem chegar, 29 e 28, respectivamente. O risco de eliminação é alto, mesmo fazendo sua parte e vencendo os jogos que faltam.