Após caso de racismo na Argentina, Racing faz vídeo contra discriminação

Atualizado: 01/11/2023, 21:00
Paolo Guerrero em vídeo do Racing em combate ao racismo

Antes de mais um confronto contra o Flamengo no Maracanã, o Racing publicou um vídeo contra o preconceito, sobretudo conscientizando sobre o racismo. Isso acontece após as denúncias contra o clube de casos de racismo de seus torcedores contra flamenguistas no jogo de ida. “No Racing, dizemos não ao racismo e a discriminação”, escreve o clube, antes da mensagem em vídeo com seus jogadores, começando por Paolo Guerrero.

“Todos e todas merecemos igualdade de direitos e oportunidades sem se importar com as diferenças. Por isso devemos lutar contra a discriminação de todas as formas para construir um mundo mais justo. Com tolerância, com integração e com respeito. No Racing, há lugar para todos e para todas. No Racing, não há lugar para a discriminação”, diz o recado.

ATENÇÃO: Flamengo x Grêmio: como ganhar um par de ingressos para o clássico (11/6/23)

No jogo de ida, argentinos imitaram macaco, bem como fizeram gestos racistas em direção aos torcedores do Mengão. Um brasileiro gravou o momento, que mostra a polícia local ignorando o crime. Segundo Rafael, torcedor que levou o caso aos policiais, recebeu como resposta que eles ‘não poderiam fazer nada’.

A Conmebol chegou a multar o Racing em 100 mil dólares (cerca de R$ 500 mil). No entanto, é um valor baixo se comparado a outras penas aplicadas pela entidade. Em março, por exemplo, Flamengo e Vitor Pereira foram multados em 70 mil dólares por atraso na Recopa, ocasionado pelo trânsito.

Torcedores do Racing ironizam campanha do clube nos comentários

Nem os torcedores do Racing levaram a sério o que diz o clube no vídeo. Aliás, os racinguistas colocam até seu próprio racismo para fora. Confira algumas reações dos argentinos:

“No Racing, dizemos não a não perder mais”, ironiza um torcedor sobre a fase do time.

“Ganhem, o que me importa o racismo”, diz outro argentino.

“Olha o que o Victor mandou fazer para não ter que pagar a multa haha”, comenta outro racinguista.

“É terrível que tenham feito isso pela multa na Conmebol”, comenta Gonzalo.

“Se não vencerem, vamos discriminar todos”, promete Leandro.


Compartilhe
Erick Viana
Autor
Jornalista formado pela UniCarioca e pós-graduado em Jornalismo Esportivo. Especializado na cobertura do Flamengo, une paixão pelo esporte e pela comunicação para levar informação com credibilidade e emoç...