Após caso de racismo na Argentina, Racing faz vídeo contra discriminação

08/06/2023, 09:08
Paolo Guerrero em vídeo do Racing em combate ao racismo

Antes de mais um confronto contra o Flamengo no Maracanã, o Racing publicou um vídeo contra o preconceito, sobretudo conscientizando sobre o racismo. Isso acontece após as denúncias contra o clube de casos de racismo de seus torcedores contra flamenguistas no jogo de ida. “No Racing, dizemos não ao racismo e a discriminação”, escreve o clube, antes da mensagem em vídeo com seus jogadores, começando por Paolo Guerrero.

“Todos e todas merecemos igualdade de direitos e oportunidades sem se importar com as diferenças. Por isso devemos lutar contra a discriminação de todas as formas para construir um mundo mais justo. Com tolerância, com integração e com respeito. No Racing, há lugar para todos e para todas. No Racing, não há lugar para a discriminação”, diz o recado.

ATENÇÃO: Flamengo x Grêmio: como ganhar um par de ingressos para o clássico (11/6/23)

No jogo de ida, argentinos imitaram macaco, bem como fizeram gestos racistas em direção aos torcedores do Mengão. Um brasileiro gravou o momento, que mostra a polícia local ignorando o crime. Segundo Rafael, torcedor que levou o caso aos policiais, recebeu como resposta que eles ‘não poderiam fazer nada’.

A Conmebol chegou a multar o Racing em 100 mil dólares (cerca de R$ 500 mil). No entanto, é um valor baixo se comparado a outras penas aplicadas pela entidade. Em março, por exemplo, Flamengo e Vitor Pereira foram multados em 70 mil dólares por atraso na Recopa, ocasionado pelo trânsito.

Torcedores do Racing ironizam campanha do clube nos comentários

Nem os torcedores do Racing levaram a sério o que diz o clube no vídeo. Aliás, os racinguistas colocam até seu próprio racismo para fora. Confira algumas reações dos argentinos:

“No Racing, dizemos não a não perder mais”, ironiza um torcedor sobre a fase do time.

“Ganhem, o que me importa o racismo”, diz outro argentino.

“Olha o que o Victor mandou fazer para não ter que pagar a multa haha”, comenta outro racinguista.

“É terrível que tenham feito isso pela multa na Conmebol”, comenta Gonzalo.

“Se não vencerem, vamos discriminar todos”, promete Leandro.