Após 5º lugar em 2018, Vinícius Júnior busca ser o Golden Boy 2019; Rodrygo e Paulinho são os outros brasileiros na lista
Depois do quinto lugar na edição anterior, Vinícius Júnior concorre novamente ao prêmio Golden Boy em 2019, organizado pelo jornal italiano Tuttosport desde 2003 e que reúne os 100 jogadores sub-21 mais promissores da Europa.
Além do Garoto do Ninho, a lista tem nomes como o do vencedor do ano passado, Mathis de Ligt, do Ajax, Justin Kluivert, da Roma, Riqui Puig, do Barcelona, a sensação portuguesa do Benfica, João Félix, além dos colegas merengues Brahim Díaz e Rodrygo Goes, este último que acaba de chegar ao clube e deve ser utilizado no Castilla em um primeiro momento. O ex-Vasco Paulinho, do Bayer Leverkusen, é o terceiro brasileiro da lista.
40 jornalistas de vários veículos importantes do Velho Continente, tais como os prestigiados L’Équipe, Marca, Bild , Times, A Bola e De Telegraaf e os italianos Corriere dello Sport La Gazzetta dello Sport e o próprio Tuttosport, a cada mês eliminam 20 nomes da lista inicial. Os 20 finalistas serão anunciados no dia 15 de outubro. O melhor futebolista sub-21 de 2019 da Europa deve ser divulgado no início de dezembro.
Os organizadores do prêmio disponibilizam pesquisa on-line para aferição da tendência do público e o mais votado vence o prêmio alternativo Golden Boy Web.
Os vencedores do Golden Boy não costumam decepcionar. Muitos destes jogadores brilharam nos gramados vestindo as camisas dos maiores clubes e representando seus países em Copas do Mundo. Rafael Van de Vaart, o primeiro vencedor, é um exemplo. Revelado pelo Ajax, foi capitão ainda muito jovem do Hamburgo, depois transferiu-se para o Real Madrid, onde atuou por duas temporadas até a transferência para o Tottenham.
Messi não ficou de fora. O argentino foi a escolha de 2005, quando aos 18 anos apareceu de forma retumbante no Barcelona de Ronaldinho Gaúcho.
O Brasil fez dobradinha com Alexandre Pato e Anderson, em 2007 e 2008 respectivamente. Os dois jogadores são os únicos brasileiros vencedores do Golden Boy, Curiosamente, os dois também tiveram carreiras abaixo do esperado. Anderson joga atualmente na segunda divisão turca e Alexandre Pato não conseguiu manter o nível em nenhum dos clubes que atuou após o bom começo no Milan.
Após ficar no Top 5 em 2018, Vinícius Júnior tem uma concorrência bastante forte pela frente este ano. O ex-Flamengo sofreu no início do mês de março o rompimento dos ligamentos do tornozelo do pé direito e, recuperado, foi preterido pelo técnico Tite para integrar a Seleção Brasileira na Copa América do Brasil. Com a volta de Zidane ao comando dos Galáticos, o segundo semestre ainda é uma incógnita para o craque de São Gonçalo.