Após 28 anos, Fla volta a ter mais jogadores numa convocação

20/01/2017, 20:52

Após a convocação feita ontem pelo técnico Tite, na qual quatro atletas rubro-negros foram convocados, o MRN fez uma longa pesquisa para saber qual tinha sido a última vez que o Flamengo tinha sido o clube que mais cedeu atletas para a seleção brasileira em uma convocação.

A resposta é: abril de 1989, quando o goleiro Zé Carlos, o lateral-direito Jorginho, o zagueiro Aldair, o meia Zinho e o atacante Bebeto formaram a base da seleção convocada por Sebastião Lazaroni para um amistoso em Teresina contra o Paraguai, vencido pela seleção brasileira por 2x0. Desde então, o Flamengo jamais havia voltado a ser a "base" de uma convocação como desta vez.

A convocação de 1989, por clube:
Flamengo - 5 (Zé Carlos, Jorginho, Aldair, Zinho e Bebeto)
São Paulo - 4 (Nelsinho, Bernardo, Raí e Bobô)
Vasco - 3 (Acácio, Bismarck e Vivinho)
Guarani - 2 (Washington e João Paulo)
Ponte Preta - 1 (André Cruz)
Corinthians - 1 (Marcelo)
Fluminense - 1 (Eduardo)
Grêmio - 1 (Cristóvão)

1992: Quatro jogadores chamados

A última vez que o clube tivera quatro jogadores chamados para a seleção principal da mesma vez não foi muito depois. Dois meses depois do penta, em 1992, o goleiro Gilmar, o lateral-direito Charles e os meias Júnior e Zinho foram chamados pelo técnico Carlos Alberto Parreira para um amistoso contra a Costa Rica em Paranavaí, vencido pelo Brasil por 4x2. Na ocasião, porém, o São Paulo foi o clube mais representado na convocação, com seis atletas (Válber, Ronaldão, Raí, Palhinha, Müller e Elivélton).

2011: Mais de um convocado

A última vez que o Flamengo teve mais de um jogador chamado na mesma convocação foi há menos tempo, mas também já faz em alguns anos - em 2011, para a partida de ida do Superclássico das Américas, os meias Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves e Renato Abreu foram convocados. No ano passado, o goleiro Alex Muralha rompeu um jejum de quatro anos sem jogadores do Flamengo na seleção - Ronaldinho tinha sido convocado em 2012.

* Essa reportagem contou com a ajuda inestimável de Emmanuel do Valle, blogueiro do Flamengo Alternativo

 
 
O que você pensa sobre isso?


Vire Apoiador do MRN: entenda melhor clicando nesse nesse link: bit.ly/ApoiadorMRN

Outras formas de ajudar este projeto:
- Nosso site faz parte do plano de afiliados do Nação, o programa de sócio-torcedor do Flamengo. Se você clicar em bit.ly/STdoMRN e aderir ao programa, ou até mesmo renovar seu atual plano, o Mundo Rubro Negro ganha 50% da sua primeira mensalidade.



Partilha
Mundo Rubro Negro
Autor

Notícia e opinião de qualidade sobre o Flamengo desde janeiro de 2015