Apesar do tropeço, Flamengo segue acima da pontuação planejada no Brasileirão
No último domingo (4), o Flamengo recebeu o Ceará no Maracanã pelo Campeonato Brasileiro podendo diminuir a diferença de pontos para o líder Palmeiras. No entanto, um dia após o empate do time paulista contra o Bragantino, o Rubro-Negro também tropeçou e ficou no 0 a 0 com o Ceará. Mas apesar do resultado, o clube continua acima da pontuação planejada para essa rodada.
Com sete vitórias e dois empates nas últimas nove rodadas, o resultado foi igual ao planejado em cinco jogos. Contra o São Paulo, a classificação planejada previa uma derrota no Morumbi, mas o Flamengo venceu. Contra Palmeiras e Botafogo, o previsto era uma derrota e um empate, mas o Mengão saiu com quatro pontos dessa sequência.
Leia mais: Marcas de Gabigol, empate no Maracanã e as últimas notícias do Flamengo
Portanto, contra apesar da Classificação Planejada apontar uma vitória contra o Ceará no Maracanã, o Flamengo segue com mais pontos do que o previsto após o empate. Para essa rodada, a previsão era de que o Mais Querido estivesse com 43 pontos, mas o clube já fez 44.
Por isso, até o momento, a classificação planejada acertou 12 de 25 resultados. Apesar da frustração da torcida com o empate, o campeonato ainda está aberto e com chances de título para o Flamengo. As próximas rodadas serão decisivas, contra o Goiás fora de casa posteriormente o clássico contra o Fluminense.
O que é a classificação planejada?
Desenvolvida por Henrique Machado, a Classificação Planejada prevê resultados do Flamengo no Brasileirão. Para isso, utilizam-se critérios matemáticos. A pontuação para garantir o título é uma delas. Para uma equipe ser campeã, necessita conquistar um ponto a mais que o vice-campeão.
O MRN calculou a pontuação média do segundo colocado do Brasileirão desde 2006. O valor encontrado foi de 68,9. Por isso, a pontuação média mínima para ser campeão é de 69,9, ou seja, 70 pontos na Classificação Planejada.
Nesse sentido, há ainda a obrigação de se ganhar em casa e a definição entre “grandes”, “médios” e “pequenos”. Muito por conta das mudanças de contextos que redefiniram equipes “grandes”, “Médias” e “pequenas”. Por isso, há um coeficiente que indica a dificuldade daquele confronto para determinada equipe. Isso baseado em quatro pilares.
- Pontuação no Brasileirão Série A nos últimos 10 anos
- Pontuação no Brasileirão Série A nos últimos 10 anos como mandante ou visitante
- Aproveitamento no confronto ao longo dos últimos 10 anos
- Aproveitamento no confronto ao longo dos últimos 10 anos como mandante ou visitante
Flamengo na Classificação planejada
28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.