Apesar das adversidades, Flamengo sobrevive ao desafiador mês de agosto
O mês de agosto foi o mais desafiador para o Flamengo em 2024. A sequência de jogos grandes e complicados, somada à quantidade exorbitante de lesões, tornaram o oitavo mês do ano uma verdadeira prova para Tite e seu elenco. E, mesmo não tendo o melhor dos desempenhos, o Mengão conseguiu se classificar nas Copas e se mantém na briga do título do Campeonato Brasileiro.
Além disso, embora tardiamente, o clube foi ao mercado e trouxe reforços de peso, dando mais fôlego ao elenco. As chegadas de Michael, Alex Sandro, Alcaraz e Plata permitem que Tite tenha peças de reposição para as perdas em agosto. Por conta das lesões de Everton Cebolinha e Viña, que só voltam em 2025, o Fla precisou trazer peças de reposição, contratando Michael e Alex Sandro.
➕Nova contratação do Flamengo repercute internacionalmente
Infelizmente, o Robozinho, que estreou com gol na vitória contra o Bragantino, por 2 a 1, acabou se lesionando na sua segunda partida após retornar. Na primeira partida das quartas de final da Copa do Brasil, contra o Bahia, o Mengão venceu por 1 a 0, com gol de Bruno Henrique. No entanto, Michael se lesionou após substituir De La Cruz, que teve o mesmo problema na coxa direita.
Veja o desempenho do Flamengo em cada competição em agosto
Brasileirão
O Flamengo iniciou o mês de agosto na liderança do Campeonato Brasileiro. Mas na primeira partida do oitavo mês do ano, deixou a ponta da tabela. Em jogo no MorumBIS, o Mengão foi superado por 1 a 0. Tite levou um time alternativo para a partida, pois enfrentaria o Palmeiras, pela Copa do Brasil, no jogo subsequente.
Depois do confronto da Copa do Brasil, Flamengo e Palmeiras se encontraram no Maracanã, pelo Brasileirão. O empate por 1 a 1 deixou um gosto amargo para a Nação Rubro-Negra. O time paulista empatou nos minutos finais, evidenciando o grande problema defensivo do time de Tite: a bola aérea. Além disso, Everton Cebolinha e Viña se lesionaram gravemente, os tirando da temporada.
A partida contra o Botafogo ligou o sinal de alerta máximo no clube. Os 4 a 1 sofridos no Engenhão, além de perder Arrascaeta logo no início da partida, com lesão muscular, atestaram que o time estava no seu limite físico, que impactava diretamente na queda de desempenho da equipe. Além disso, Tite não fez as melhores escolhas e se esquivou de alguns questionamentos sobre o rendimento do time.
Contra o Bragantino, no último domingo (25), o time voltou a vencer na competição, após três partidas. O impacto da contratação de Michael foi imediato, com o Camisa 30 abrindo o placar para a vitória por 2 a 1. O desgaste físico por conta da altitude enfrentada em La Paz, pela Libertadores, impactou diretamente no elenco. Principalmente em Tite, que precisou ser hospitalizado e não comandou a equipe.
Copa do Brasil
O tetracampeão da Copa do Brasil entrou no mês de agosto tendo feito, talvez, a sua melhor exibição em 2024. Após ótima exibição contra o Palmeiras, em 31 de julho, vencendo por 2 a 0 no Maracanã, o Flamengo foi a São Paulo pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Apesar de perder por 1 a 0, o time se classificou para as quartas de final.
No sorteio das quartas, o Bahia caiu no caminho do Flamengo. O tricolor baiano, comandado por Rogério Ceni, foi um adversário difícil na primeira partida, em Salvador. No entanto, a defesa do Mengão, tão criticada em agosto, foi responsável direta para a vitória, com boa atuação de Matheus Cunha e todo o sistema defensivo.
No ataque, embora não tenha criado muitas chances, a aura decisiva de Bruno Henrique colocou o Flamengo em vantagem, por 1 a 0, para o jogo de volta, no Maracanã, no dia 4 de setembro. Mas as notícias não foram todas boas. De La Cruz e Michael tiveram lesões musculares e desfalcam o time para as próximas partidas. O atacante tem prazo de recuperação de dois meses.
Libertadores
O tricampeão da Liberta já sabia do desafio de encarar o Bolívar, pelas oitavas de final da principal competição do continente. Com um show da torcida no Maracanã, o Flamengo venceu o time boliviano por 2 a 0, no dia 15 de agosto, abrindo boa vantagem para o jogo da volta, na altitude de mais de 3600 metros de La Paz.
A primeira partida gerou uma montanha-russa de emoções na Maior Torcida do Mundo. Com grande atuação de Luiz Araújo, o melhor jogador do time no mês, o Mengão abriu o placar com o Camisa 7, em bela jogada coletiva. No entanto, ainda no primeiro tempo, perdeu seu artilheiro. Pedro sofreu lesão muscular na coxa esquerda após uma arrancada e precisou ser substituído.
Gabigol entrou no lugar do Camisa 9 e a partida foi ganhando tons dramáticos até o apito final. O Flamengo foi dono da partida, mas o Bolívar deu algumas espetadas. Numa delas, uma bola no travessão deixou aflitos os mais de 65 mil torcedores presentes. Mas, nos minutos finais, Léo Pereira cabeceou e ampliou a vantagem, fundamental para o jogo da volta.
Além da lesão de Pedro, Gabi também sentiu o músculo posterior da coxa direita e acabou deixando o Flamengo com dez em campo.
Em La Paz, os desfalques por lesões, o desgaste da sequência e o impacto da altitude, somados à pressão do Bolívar em reverter o resultado, fizeram o goleiro Rossi ter sua melhor atuação pelo Flamengo. O goleiro foi fundamental para a classificação rubro-negra. Apesar da derrota por 1 a 0, o arqueiro fez grandes defesas e o Mengão passou para as quartas. Peñarol será o próximo adversário.
Jogos em Setembro
Rubro-Negro terá sete jogos no nono mês do ano, distribuídos entre Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores. Time terá 10 dias de pausa, após jogo contra o Corinthians, por conta Data Fifa. Confira datas e adversários:
- 01/09: Corinthians (F) -Brasileirão
- 12/09: Bahia (C) – Copa do Brasil
- 15/09: Vasco (C) – Brasileirão
- 19/09: Peñarol (C) – Libertadores
- 22/09: Grêmio (F) – Brasileirão
- 26/09: Peñarol (F) – Libertadores
- 29/09: Athletico-PR (C) – Brasileirão