Antes de Ayrton Lucas, relembre o último lateral do Flamengo convocado para a Seleção Brasileira

29/05/2023, 10:42
Ayrton Lucas comemora gol pelo Flamengo

A CBF convocou jogadores para a próxima Data Fifa, que acontece do dia 12 a 20 de junho. Os confrontos são contra Guiné e Senegal, nos dias 17 e 20, respectivamente. Entre os escolhidos estão o atacante Pedro e o lateral-esquerdo Ayrton Lucas. Assim, mesmo com a paralisação do Brasileirão durante a Data Fifa, a dupla pode não jogar contra o Red Bull Bragantino no dia 22.

Ayrton Lucas é o primeiro lateral do Flamengo convocado para a Seleção Brasileira há bastante tempo. Isso porque a última vez que isso havia acontecido foi em 2017, quando Jorge, joia da base em ascensão, foi chamado por Tite para o jogo contra a Colômbia, amistoso beneficente com renda convertida aos familiares do acidente da Chapecoense.

Leia Mais: Flamengo não se manifesta sobre convocação de Ayrton Lucas e Pedro

Dessa forma, em homenagem aos heróis da Chape, apenas jogadores que atuam no Brasil foram convocados. O jogo não fazia parte de Data Fifa alguma e se deu apenas por conta da tragédia do clube brasileiro, que foi abraçado pelos colombianos após a queda do avião. O Atlético Nacional, por exemplo, cedeu o título a Chape de uma partida que nunca aconteceu, pela final da Sul-Americana. Na Colômbia, diversas homenagens aconteceram.

Tite convocou torcida para o Engenhão

Uma delas, inclusive, no Estádio do Atlético Nacional. Na época, Tite se disse emocionado com o que aconteceu na Colômbia e fez um apelo para que os torcedores comparecessem ao Nilton Santos para prestigiar aquele que foi conhecido como o ‘Jogo da Amizade’.

“Quando vi o estádio e as ruas próximas lotadas, isso arrepiou. A gente não precisa que uma desgraça faça a gente colocar o lado humano para fora. Agora também é uma grande oportunidade de retribuir todo o carinho em cima de algo que não gostaríamos de estar fazendo, mas ela é importante. Tenho certeza que quem comparecer também vai demonstrar esse lado humano”, afirmava.

Jovem Jorge estava voando no Flamengo

Além de Jorge, o meia Diego, hoje aposentado, também foi convocado. Mas o lateral-esquerdo, mesmo lado de Ayrton Lucas, se destacava muito naquela temporada. Isso porque o jogador vinha atuando muito bem e sua identificação com a Nação também era grande. Ao todo, foram seis gols e uma assistência pelo Flamengo.

Ainda em 2017, o Mônaco, da França, comprou Jorge. Em pouco tempo, o atleta voltou à Seleção, mas não foi para a Copa do Mundo de 2018. Desde então, vem decaindo e já voltou ao Brasil. Depois de defender Santos e Palmeiras, o atleta veste a camisa do Fluminense, emprestado pelos palmeirenses.

Siga Erick Viana no Twitter e no Instagram.