Angelim faz 48: os 6 títulos do Magro de Aço pelo Flamengo

26/11/2023, 17:52
Atualizado: 26/11/2023
Ronaldo Angelim comemora gol do título do Brasileiro 2009 pelo Flamengo

Grande ídolo do Flamengo, Ronaldo Angelim completa 48 anos neste dia 26 de novembro. Novembro é um mês importante em datas para a Nação. Aniversário do clube e também de títulos importantes. Para complementar, uma estrela recente também comemora nesse mês.

Ronaldo Angelim ficou marcado pelo importantíssimo gol contra o Grêmio, em 2009. O zagueiro deu o hexa ao Mais Querido e virou até música: ‘O gol do Angelim no escanteio que o Pet cobrou’. A canção é entoada em praticamente todos os jogos do Mengão.

Leia mais: Angelim organiza jogo beneficente com Zico e vários ídolos do Flamengo

A importância é tanta que as homenagens são frequentes. No mosaico 3D, por exemplo, Angelim aparece ao lado de grandes ídolos do Flamengo. Em festa da torcida para receber o time na final da Copa do Brasil, o ex-jogador é um dos lembrados na peça que retrata ainda nomes como Zico, Júnior, Adriano, etc.

Mas o Brasileirão 2009 não foi a única conquista de Ronaldo Angelim no clube. O craque conquistou seis títulos ao todo, desconsiderando títulos de turno do Estadual. Ou seja, Taça Rio e Guanabara. Além disso, foram 284 jogos e 17 gols com o Manto Sagrado. Nesta data especial, o Mundo Bola relembra os momentos históricos.

Copa do Brasil 2006

Ronaldo Angelim chegou ao Flamengo em 2006 e só saiu em 2011. Em todas as temporadas, apenas em 2010 o zagueiro não levantou taça. No ano de estreia, conquistou, de cara, a Copa do Brasil. Apesar de ser um defensor, marcou dois gols na campanha do título.

Isso mostra que Ronaldo Angelim sempre foi importante. 2009 apenas premiou um zagueiro histórico e merecedor. Na primeira fase, contra o Asa, Angelim entrou durante o jogo de ida e marcou o gol de empate. O jogo terminou 1 a 1. Na volta, o time venceu por 2 a 1 e avançou.

Na segunda fase, Angelim também deixou sua marca. Desta vez, foi o gol da vitória por 1 a 0 sobre o ABC. O clube ainda passou por Guarani, Atlético-MG e Ipatinga, clube que o revelou. Na decisão, o Vasco foi o vice da conquista histórica do Rubro-Negro.

Campeonato Carioca 2007

Em 2007, Ronaldo Angelim venceu seu primeiro Estadual pelo Flamengo. Em 11 jogos, Angelim marcou um gol. Aconteceu em clássico contra o Botafogo. O jogo ficou empatado por 3 a 3. Mas os clubes voltariam a se enfrentar na final.

Na decisão, dois jogos empatados pelo mesmo placar: 2 a 2. Nos pênaltis, o Rubro-Negro levou a melhor. No ano em questão, o Flamengo também conquistou a Taça Guanabara. O título simbólico é considerado um dos turnos do Cariocão.

Campeonato Carioca 2008

A campanha foi quase perfeita com Angelim em campo. Foram 14 jogos e apenas uma derrota. Um empate também consta no histórico, mas 12 vitórias completam o retrospecto. Na edição, Angelim fez um único gol, mas novamente em clássico.

Desta vez, a vítima foi o Vasco. E o gol foi importantíssimo. O confronto aconteceu pela semifinal e os vascaínos venciam por 1 a 0. Fábio Luciano empatou. No segundo tempo, Ronaldo Angelim marcou de cabeça. O tento colocou o Mengão na final contra o Botafogo.

O Rubro-Negro superou o rival duas vezes. Na ida, por 1 a 0. Na volta, por 3 a 1. Mais um título do Flamengo com importante dedo de Ronaldo Angelim. Ou melhor, a cabeça do eterno Magro de Aço.

Campeonato Carioca 2009

O tricampeonato carioca do Flamengo também contou com Ronaldo Angelim no elenco. Em 15 jogos, Angelim marcou um gol. Mas desta vez, ainda no início do torneio. Aconteceu contra o Bangu. O ídolo ajudou o Mais Querido a vencer por 2 a 1.

Das 15 partidas, Angelim só perdeu uma, assim como no ano anterior. Mas desta vez, aconteceram mais empates. Foram quatro, além de dez vitórias.

A decisão voltou a acontecer contra o Botafogo. Coincidentemente, os dois jogos terminaram empatados por 2 a 2, assim como em 2007. Novamente, o Flamengo venceu nas penalidades.

Brasileirão 2009

No Brasileirão 2009, o ápice da carreira de Ronaldo Angelim. O time precisava vencer o Grêmio para ficar com o título. O Internacional goelou na última rodada e torcia pelo tropeço flamenguista. No Maracanã, os gremistas abriram o placar.

Quem empatou foi David Braz, hoje no Fluminense. Mas aos 24 minutos do segundo tempo, a cobrança de escanteio de Petkovic se deu quase em câmera lenta. Ronaldo Angelim subiu mais que todo mundo e acertou uma cabeçada histórica. O craque colocava seu nome na história do Flamengo e jamais seria esquecido.

Esse foi seu único e derradeiro gol na edição do torneio. Mas o Magro de Aço jogou 36 das 38 partidas do longo Campeonato Brasileiro. Certamente, um dos principais nomes, assim como Pet e Adriano.

Campeonato Carioca 2011

Ronaldo Angelim se despediu com taça, mas já com poucos minutos. No Carioca 2011, o zagueiro só jogou seis vezes. Foram quatro vitórias e dois empates. Mesmo assim, ainda deu para deixar sua contribuição marcando um gol, além do aspecto defensivo. Mais uma vez, o tento foi em clássico contra o Botafogo.

O gol foi bem parecido com o do Brasileirão 2009. Escanteio fechado e uma cabeçada difícil para o fundo das redes. A semifinal da Taça Guanabara se encerrou com empate por 1 a 1. O Mengão avançou nos pênaltis e venceu o Boavista na final.

Mas o Campeonato Carioca teve final contra o Vasco. Angelim, entretanto, ficou de fora de ambos os jogos da final. Mas a taça ficou com o Rubro-Negro, novamente nos pênaltis após empate por 0 a 0.

Flamengo parabeniza Ronaldo Angelim

Nas redes sociais do clube, Ronaldo Angelim foi homenageado pelo clube. Os títulos foram citados pelo Flamengo. Além disso, a música sobre o hexacampeonato foi lembrada pelo clube. O Mengo parabenizou o eterno ídolo e publicou uma arte trabalhada no perfil.


Compartilhe