André Kfouri explica importância do vídeo para a preparação do time do Flamengo
O Flamengo vem mostrando muita evolução com Dorival Júnior e os vai orgulhando os torcedores, principalmente nos comentários positivos que ouve da empresa. Foi a vez de André Kfouri, da ESPN, revelar segredo crucial para o sucesso da equipe. É que o jornalista tem a informação que os vídeos nos treinos do Flamengo não servem apenas para corrigir erros, mas também para perceber os movimentos padronizados inconscientes que a equipe está criando.
Isso porque Dorival não limita quem tem que fazer cada função, ele apenas determina que deve ser feito. Dentro de campo, é a intuição dos atletas que diz quem deve exercer tal coisa em dado momento. Ele usou as jogadas laterais como exemplo. Não importa se é um dos laterais ou um dos atacantes, alguém tem que atacar o espaço aberto pelos defensores adversários.
Leia mais: Membros de grupo apoiador de Landim emitem nota criticando a gestão do Departamento de Futebol do Flamengo
“É informação, não apenas opinião. O vídeo geralmente é utilizado no futebol para corrigir problemas. No Flamengo isso acontece também, mas hoje acontece também o contrário. Um exemplo que eu ouvi: nesse sistema, quando a bola cai em um dos lados, seja pelo lateral ou pelo atacante, é preciso haver o movimento de alguém para atacar a linha defensiva do adversário no espaço que é aberto. A comissão técnica do Flamengo não determina quem é o jogador, ela só diz que é preciso que isso aconteça e deixa a critério dos jogadores entenderem o que é melhor fazer”, diz o jornalista.
Início da padronização
Ele lembra a vitória por 4 a 0 sobre o Juventude, no Brasileirão e diz que as jogadas diferenciadas partiram daí. Ele explica como essas jogadas padronizadas são criadas sem que os atletas percebam.
“No jogo contra o Juventude, os jogadores do Flamengo deram soluções diferentes do que vinha acontecendo, justamente para conseguir jogar melhor pelos lados. Porque o problema conceitual do losango é jogar e marcar pelas laterais. A partir do momento que os jogadores ofereceram essas soluções, o vídeo volta para o treinamento: ‘Olha o que vocês criaram’. E os jogadores passam a criar movimentos padronizados sem que eles percebam. É um misto de organização pré-determinado entregue ao jogadores em treinamento com espaço para intuição e tomada de decisão de jogadores que são, quase todos eles, acima da média”, complementa.
Flamengo foca em avançar na Copa Libertadores
O Mengão encara o Corinthians pelas quartas de final da tarde na terça-feira (02). O jogo de ida acontece em Itaquera e na semana seguinte, o Mengo resolve no Maracanã, no dia 9 de agosto. Nesse meio tempo, ainda encara o São Paulo pelo Brasileirão, mas o principal foco flamenguista nas próximas semanas é avançar para a semifinal da competição continental.
Se isso acontecer, enfrenta Talleres ou Vélez Sarsfield. O caminho até a final é acessível caso elimine o Corinthians, já que no ano passado superou o Vélez na fase de grupos, assim como o Talleres nesta temporada. Do outro lado da chave, os principais times para chegar a final são Atlético-MG e Palmeiras. Ou seja, o Rubro-Negro pode reencontrar o rival paulista na final e quem sabe dar o troco pelo vice-campeonato em 2021.