Analistas e torcida: Jesus conseguiria repetir 2019 no Flamengo atual?
Enquanto Paulo Sousa balança, a torcida do Flamengo volta a sonhar com um nome. Jorge Jesus, o mago de 2019, continua livre no mercado e poderia finalmente assinar sua volta ao Rubro-Negro. Seria a chance do técnico e do clube retomarem o relacionamento interrompido abruptamente em julho de 2020, quando o Mister aceitou proposta do Benfica.
Leia Mais: Marcos Braz cancela reunião entre líderes do elenco e torcidas organizadas
Dois anos e quatro técnicos depois, está claro que o Flamengo não conseguiu espantar o fantasma de Jorge Jesus. Domenec Torrent, Rogério Ceni e Renato Gaucho sentiram todo o peso da falta que o português faz nos corações de todos os Rubro-Negros. Ceni até ganhou o Campeonato Brasileiro 2020, mas mesmo assim teve que lidar com a “sofrência” de clube e torcida, todos orfãos do “velho”.
O atual treinador, Paulo Sousa, também está sentindo na pele o desgaste da comparação com Jesus. Mesmo com 10 vitórias, 3 empates e 2 derrotas, o Mister 2.0 balança no cargo, pois seu time não joga como o time de Jesus jogou. Nem perto disso.
O Jesus 2022 conseguiria superar o Jesus 2019?
Depois da festa e do inevitável AeroJesus (recepção enlouquecida da torcida ao Mister no aeroporto), seria a hora de trabalhar e comparar desempenho e resultados. Três anos depois, o que Jorge Jesus conseguiria fazer com o atual elenco do Flamengo? E se o resultado não fosse compatível com o que se viu em 2019? O MRN foi atrás da torcida Rubro-Negra e de comentaristas para saber qual é a expectativa para uma volta do Mister.
O jornalista André Rocha, que divide as lives pós-jogos do Flamengo no UOL com Renato Maurício Prado, foi claro. JJ é o melhor nome para o momento: “Resgatar o futebol de 2019 é improvável, até pela falta de tempo para treinar. Mas Jorge Jesus seria o melhor nome, inclusive para fazer a reformulação necessária no elenco. Competência e autoridade não faltariam. E o português não teria nenhum apego ao passado, até pela obsessão por competitividade”, disse André ao MRN.
Já Eduardo Tironi, que divide Canal no youtube com Arnaldo Ribeiro, acha muito difícil que o Mister repita o desempenho de 2019: “Acho difícil conseguir desempenho semelhante. Os jogadores do Fla na ocasião estavam em suas melhores fases e o Jorge Jesus também. Acho difícil repetir”, disse Tironi, que comandou a redação carioca do Jornal Lance por anos.
Colunista do Extra e comentarista no Sportv, Gilmar Ferreira acha que as condições únicas de 2019 foram determinantes para o resultado: “Difícil fazer previsões. O bom trabalho de 2019 veio em consequência de uma série de fatores positivos: elenco reforçado com jogadores de padrão europeu e em boas formas física e técnica, treinador que acompanhava os campeonatos na América do Sul, adversários em baixa e sem grandes investimentos e vinte de dias de pré-temporada. Aliada a capacidade de trabalho da comissão técnica, foi possível colocar os jogadores num padrão acima da média. A sonhada volta encontraria uma outra realidade, o que dificulta qualquer previsão no curto/médio prazo. Mas, pelo todo, resultaria na renovação das expectativas. Se será bom ou ruim, não há como assegurar…”
Em Live do UOL, Renato Maurício Prado, um dos críticos mais ferozes de Paulo Sousa, afirmou que Jorge Jesus é a única opção. Assista.
O Jornalista Ubiratan Leal, da ESPN, tratou do assunto em vídeo da série “Tá com o livro”. Assista
Torcida não acredita em repetição do desempenho de 2019
O desejo de ver Jorge Jesus comandando o Flamengo mais uma vez não impede que a torcida entenda que os tempos são outros. O MRN fez uma rápida enquete no seu perfil no Twitter e o resultado foi surpreendente. Para mais de 80% dos votantes, Jorge Jesus não conseguirá repetir o desempenho da primeira passagem pelo Rubro-Negro. Veja os resultados.
Nos comentários à enquete, o que se vê são opiniões divididas sobre o que uma segunda passagem do Mister seria.
Diretoria garante permanência de Paulo Sousa
O Flamengo vem em uma batida incessante de notícias que dão conta de que o elenco está rachado em panelas, e que os jogadores estariam querendo derrubar o técnico Paulo Sousa. Além disso, algumas informações sobre a possível saída do português após pressão interna também ganharam força, mas Marcos Braz garante que isso não deve acontecer.
Isso segundo o “GE”. O site noticiou que com todos os problemas no time do Flamengo, Marcos Braz não cogita a demissão do técnico Paulo Sousa. Além disso, com todos os rumores sobre sua continuidade no cargo de vice de futebol do Flamengo, o portal também garante que Marcos Braz não pensa e não pretende sair do Mais Querido.