Analista tático explica motivo de Pulgar zagueiro contra o Botafogo
O técnico Jorge Sampaoli deve promover mudanças no Flamengo para enfrentar o Botafogo, neste sábado (2), e Erick Pulgar pode fazer parte de linha de três zagueiros. Para o analista de desempenho Victor Nicolau, do perfil Falso Nove, a escalação do chileno entre os defensores pode anular as principal força ofensiva do rival, que é o uso do centroavante.
De acordo com o analista, os últimos gols do Botafogo tiveram participação fundamental do centroavante, seja Diego Costa ou Tiquinho Soares. Isso porque o time utiliza a referencia para segurar a bola no ataque e estruturar o time de forma compacta. Assim, Sampaoli deve escalar Pulgar para realizar marcação individual centroavante adversário, da mesma forma que fez contra o Vasco.
Leia mais: Comentarista aponta momento raro do futebol carioca nos últimos anos antes de Flamengo x Botafogo
“O terceiro zagueiro será o Pulgar e o volante fez essa função na melhor partida que fez pelo Flamengo. Na partida entre Flamengo e Vasco, Pedro Raúl era o centroavante e o Pulgar fez uma espécie de encaixe individual nele. Ele não foi exatamente um terceiro zagueiro, mas estava sempre na área para fazer o combate com o atacante, que não fez nada no jogo.”
O volante leva vantagem pela altura, 1,88m, o que permite melhor aproveitamento em disputas pelo alto e dificulta o trabalho dos centroavantes. Além disso, contra o Vasco, o chileno atuou com liberdade no meio-campo e recuou para a linha de zaga apenas quando o time não tinha a posse de bola.
“Quando tinha a bola, se destacava dessa linha de zaga para fazer a distribuição. Então, ele funcionava como um volante com a bola e como um encaixa individual ao Pedro Raul. Eu penso que, para vencer uma disputa aérea, o sistema pode funcionar bem.”
Rossi pode estrear pelo Flamengo contra o Botafogo
No treino desta sexta-feira (1º), Jorge Sampaoli realizou ainda mais mudanças e indicou um time completamente diferente das últimas partidas. Além de Pedro no comando do ataque, o treinador testou o time com o volante Igor Jesus e o goleiro Agustín Rossi, que pode fazer sua primeira partida pelo Mengão.
Em relação ao time que treinou nesta quinta, o treinador promoveu a saída de Gerson e Rodrigo Caio, movendo Erick Pulgar para a linha de três zagueiros. Dessa forma, o possível Flamengo para o clássico é: Rossi, Fabrício Bruno, Erick Pulgar e Léo Pereira; Matheuzinho, Igor Jesus, Allan, Everton Ribeiro e Ayrton Lucas; Bruno Henrique e Pedro.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.