Analista tático explica jogo posicional de Sampaoli e sucesso ofensivo

25/07/2023, 15:14
Jorge Sampaoli, treinador do Flamengo; analista explica como treinador evoluiu ataque do Flamengo, principalmente no Brasileirão

Contratado em abril, o técnico Jorge Sampaoli realizou muitas mudanças no estilo do Flamengo e ainda busca o melhor encaixe para a equipe. A grande evolução certamente foi ofensiva e, em vídeo no canal “Falando de Tática”, o analista de desempenho Raphael Rabello explica como o estilo do treinador, adepto do jogo posicional, potencializa o ataque rubro-negro. 

De acordo com Raphael, Sampaoli instrui os jogadores a se movimentarem constantemente e criarem duas vantagens: posicional e cinética. Ter vantagem cinética consiste se movimentar e atacar o espaço antes de seu adversário. Assim, o atleta estará em posição em relação ao oponente para criar lance de perigo ou marcar.

Leia mais: Flamengo corre e expõe data que quer contratar volante Wendel

“A vantagem cinética e posicional tem muito a ver com leitura do espaço, interpretação dos espaços e leitura antecipada de onde a bola vai entrar. Antes de seu oponente ler onde a bola vai entrar, você já se movimentou e posicionou, conseguindo as duas vantagem”, disse o analista.

Vale destacar que o Flamengo se tornou uma equipe que não depende de apenas um ou dois jogadores para marcar muitos gols. Nos 15 jogos com Jorge Sampaoli pelo Brasileirão, 13 jogadores diferentes marcaram os 25 gols da equipe.

No total, o Mengão disputou 25 jogos sob o comando do argentino e marcou 49 gols, média de 1,96 gol por partida. No Campeonato Brasileiro, a equipe tem 28 gols e possui o melhor ataque ao lado de Botafogo e Palmeiras.

Flamengo é o time que precisa de menos finalizações para marcar no Brasileirão

Logo que chegou ao Flamengo, Sampaoli identificou que o time precisava de mais eficiência ofensiva. Afinal, a equipe criava muitas oportunidades de gol durantes os jogos, mas não conseguia transformar as chances em gols.

Com cerca de três meses de trabalho, o técnico conseguiu evoluir este aspecto da equipe. Hoje, o Mengão precisa de 5,8 finalizações para o marcar um gol no Brasileirão e é o time com melhor eficiência do torneio.


Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.