No domingo (11), Gabigol esteve em campo no primeiro tempo contra o Grêmio, após dois jogos como desfalque do Flamengo. Recuperado de uma lesão no quadríceps, o camisa 10 foi importante na construção das jogadas do ataque rubro-negro, mesmo com pouco tempo em campo.
Isso é o que indica o analista Bruno Pet, da FlaTV. De acordo com ele, Gabigol possui outra característica impactante, além do facão e finalização precisa com o pé esquerdo: a leitura de jogo. Dessa forma, o capitão utilizou esse recurso para ajudar o ataque do Flamengo como um todo, diante do Grêmio.
Leia mais: Falso 9 destaca importância de Pulgar no time de Sampaoli
Antes de mais nada, Bruno Pet explica como funciona a defesa do time de Renato Gaúcho. Em uma trinca de zaga, o Grêmio flutuou entre o 5-2-3 e 5-4-1. Sendo assim, apenas uma dupla permanece defendendo no meio-campo, fazendo com que os zagueiros ajudem na marcação alta. Esse, por exemplo, era o papel de Kannemann.
Sua grande “presa” era Everton Ribeiro, que era perseguido por Kannemann em toda construção de jogada do Fla. Até que, em determinado momento, Gabigol entendeu a estratégia utilizada pelo Grêmio. Dessa forma, o camisa 10 passou a atrair a atenção de Kannemann, fazendo com que Ribeiro tivesse mais espaço para construir os lances.
“Ele começou a pisar muito na grande área, na meia-lua, que é a área do Kannemann. Ele começa a sustentar a marcação do Kannemann, não é nem a característica dele essa disputa física, mas ele fica só pra atrapalhar”, explica Pet.
Primeiro gol teve participação posicional de Gabigol
Já na jogada do primeiro gol rubro-negro, Gabigol foi peça importante. De acordo com o analista, o centroavante puxa a marcação de Kannemann para si mesmo, e faz com que Arrascaeta consiga receber a bola de frente. Sendo assim, o zagueiro tricolor fica receoso em dar o bote, e permite que o uruguaio passe para Wesley.
Em seguida, o lateral do Flamengo vence a marcação de Cuiabano e serve Cebolinha, que estufa as redes. “Perceba que Gabi sequer tocou na bola nesse lance, mas foi importante gerando espaço para seus companheiros. Não só nessa jogada, como no jogo todo”, diz Bruno Pet.
Jogador com mais minutagem na temporada, Gabigol precisou de apenas 45 minutos em campo para ajudar o Rubro-Negro a abrir o placar. No segundo tempo, o centroavante foi substituído por Pedro, que entrou bem e marcou o segundo gol do jogo.