O Flamengo vai precisar ir ao mercado no início de 2025 em busca da contratação de um atacante para ocupar o espaço que será deixado por Gabigol. Para o analista de desempenho Victor Nicolau, do canal Falso Nove, há um nome perfeito para o vestir o Manto Sagrado na próxima temporada: Lucas Beltrán.
O analista destaca que está fazendo a análise baseado no discurso que a construção do estádio não vai afetar o investimento no futebol. Isso porque o valor estimado para contratar Beltrán é de 26 milhões de euros, R$ 158,3 milhões na cotação atual.
➕ ‘Até o último dia’: Gabigol inflama torcida do Flamengo em post
Aos 23 anos, o atacante argentino defende a Fiorentina e faz parte do bom início de Campeonato Italiano. O time é o quarto colocado, com 28 pontos, e está a somente um ponto da líder Inter de Milão. Beltrán disputou nove jogos na competição, seis como titular, marcou dois gols e deu quarto assistências (0,6 participação direta por jogo).
Victor Nicolau entende que o Flamengo precisa “curar uma paixão com outra”. Ou seja, contratar um atacante que possa conquistar e fazer a torcida “esquecer” a perda de Gabigol dentro de campo. Assim, o analista mostra que o Lucas Beltrán tem características mais similares a de Pedro, mas reúne também algumas qualidades do Camisa 99, e é o nome ideal.
“O Beltrán ele tem muita capacidade de jogar no espaço curto e de dar esses apoios, jogar de costas. É muito dinâmico na hora de organizar o jogo ou de escolher espaços entre as linhas para poder atacar. O posicionamento dele é muito interessante. Além do seu estilo sempre de jogo para frente, muito técnico, capaz de servir passes em profundidade para os seus companheiros e girar o jogo muito rápido”, iniciou o Falso Nove, antes de completar:
“Ele é um cara que você vai ver entrando em disputa muitas vezes contra os defensores. Ele avança sempre pelo corredor central, joga espaço curto e sempre sabe ocupar um bom espaço ali para finalizar ou para se colocar em opção para finalização. Posicionamento dele entre linhas, às vezes se posiciona na área, sempre procurando janela para receber esse passe que vem da lateral. Então, você não vai ver ele fugir dos duelos, ele não entrar em duelos, ele vai sempre saber ali proteger a sua posição, usar o corpo e ser muito dinâmico na construção das jogadas. “
Lucas Beltrán é a solução para os problemas ofensivos do Flamengo, diz Falso Nove
Antes de explicar as formas como o atleta poderia atuar no Flamengo, já que é muito versátil, o analista destacou também que o atleta é cobrador de pênaltis, algo que o time deve precisar com a saída de Gabigol.
“Tem também jogo aéreo, é um jogador que apesar de não ser alto, tem uma boa técnica de cabeceio. Ele é cobrador de pênaltis, então seria também um fator importante para um jogador atacante.”
Victor ressalta que Beltrán tem a capacidade de assumir o comando do ataque enquanto Pedro se recupera de ruptura no ligamento do joelho. E, com o elenco completo, qualidade suficiente para brigar pela posição com o ídolo rubro-negro. Além de poder atuar ao lado do Camisa 9 ou como um meia-atacante.
“É um jogador de muita, muita qualidade, que caso o Flamengo contratasse, seria uma solução tão rápida e definitiva dos problemas que o Flamengo já tem há alguns anos no comando do ataque, tendo só o Pedro como opção basicamente. Um jogador que tanto pode ser o titular absoluto, enquanto o Pedro não se recupera, como pode disputar posição e igualdade de condição com o Pedro quando ele voltar, ou quem sabe jogar junto com ele em dupla de ataque, assim como ele joga com o Moyse Kim na Fiorentina.”
Beltrán foi revelado pelo River Plate e disputou uma temporada e meia emprestado ao Colón, entre 2021 e o meio de 2022, quando retornou ao time de Buenos Aires. Depois de marcar 17 gols e dar quatro assistências em 2023, chamou a atenção da Fiorentina e se transferiu para a Itália por 22,5 milhões de euros.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.