Analista explica por que Filipe Luís é mais útil que Ayrton Lucas no esquema de Sampaoli
Filipe Luís foi um dos destaques do Flamengo na vitória contra o Grêmio. Isso porque, o lateral entrou de última hora no time titular, após um boletim médico informar que Ayrton Lucas não teria condições de jogo. O jogador de 37 anos, no entanto, deu conta do recado na lateral-esquerda.
Nesse sentido, o analista do GE, Rodrigo Coutinho, resolveu destrinchar como Filipe Luís pode servir como uma opção mais utilizada por Sampaoli, ou até mesmo, surgir como titular no Flamengo. De acordo com Coutinho, Filipe proporciona um melhor encaixe ao Rubro-Negro neste momento, melhor do que Ayrton.
Leia mais: Filipe Luís crava se fica ou não no Flamengo em 2024
Diferente de Ayrton Lucas, que costuma acelerar na extremidade esquerda e se dá bem no drible individual, Filipe Luís tem uma visão mais coletiva, assim como pede o jogo posicional de Sampaoli. O analista indica, ainda, que o camisa 6 caiu de produção com o argentino justamente por isso, já que com Vitor Pereira, Ayrton trabalhava como um ala.
Dessa forma, o camisa 16 ataca, ainda que mais recuado, mas encontra passes entre linhas do adversário ou com um passe mais aprofundado para os velocistas do time.
“Na prática, dentro de uma ocupação de espaços mais racional, como pede o futebol atual para furar defesas fechadas, o lateral-esquerdo do Flamengo não terá o ‘corredor’ para atacar aberto em grande parte dos jogos. E tal movimento é justamente o mais forte realizado por Ayrton. Essa é a explicação para a queda de produção que o atleta teve com Sampaoli”, explica o analista.
Números de Filipe Luís em Flamengo x Grêmio comprovam maestria
Filipe Luís, portanto, conseguiu ser um verdadeiro maestro contra o Grêmio. De acordo com a base de dados do SofaScore, o experiente lateral teve 94% dos passes concluídos, e perdeu a posse de bola apenas quatro vezes. Além disso, Filipe somou três cortes e mais três interceptações, bem como não sofreu nenhum drible da equipe gremista.