Analista explica importância de Garotos do Ninho para Flamengo de Sampaoli

A temporada do Flamengo em 2023 está sendo especial para três Garotos do Ninho: Matheus Cunha, Wesley e Victor Hugo, que se tornaram homens de confiança da torcida e do técnico Jorge Sampaoli. Assim, o analista de desempenho Raphael Rabello explicou como os jovens se tornaram peças importantes no esquema rubro-negro.
O goleiro Matheus Cunha e o lateral Wesley são as principais surpresas da temporada do Flamengo. Os atletas venceram disputa contra jogadores experientes e se tornaram titulares absolutos na equipe de Sampaoli. Victor Hugo estrou como profissional em 2022, demonstrou muita evolução e encantou o técnico argentino.
Leia mais: Braz quebra silêncio e dá ultimato do Flamengo por De La Cruz
Wesley
Aos 19 anos, o Garoto do Ninho se tornou titular do Flamengo em função das lesões de Guillermo Varela e Matheuzinho. O jogador impressiona por sua velocidade, se tornou uma das principais forças ofensivas da equipe e atuou em 89% dos jogos do Brasileirão.
Alvo de críticas pelo desempenho defensivo, o lateral tem ótimos números na função. O jovem é líder em desarmes do time na temporada, além de ter 70% de efetividade no quesito, e é o terceiro no número total de interceptações.
“Jogador em franca evolução e está funcionando muito bem com o Everton Ribeiro. Para mim, talvez seja o grande ponto forte de relação socioafetiva no time. Claro, tem o Gabi e o BH, Filipe Luís e Arrascaeta, mas funciona muito bem essa dupla pelo lado direito.”
Victor Hugo
Victor Hugo é o único do trio que não pode ser considerado titular absoluto, já que Sampaoli muda o meio-campo constantemente. Meia-atacante na base, o atleta de 19 anos demonstra muita qualidade no passe e na tomada de decisões, sendo importante na fluidez do jogo e para encontrar passes verticais.
No entanto, Raphael destaca a evolução defensiva do jogador atuando como segundo homem de meio-campo com o técnico argentino. Afinal, apresenta 81% em efetividade em desarmes e é o sexto da equipe em interceptações certas.
Matheus Cunha

Não é comum times grandes promoverem goleiros jovens ao time titular, em um clube com pressão igual o Flamengo é ainda mais difícil. No entanto, aos 22 anos, Matheus Cunha conquistou seu espaço com grandes atuações e defesas inacreditáveis.
Raphael destaca que, apesar de ainda apresentar falhas na saída de bola, principalmente pelo uso exagerado da bola longa, Matheus apresenta evolução a cada partida. Aliás, as grandes defesas do goleiro garantem titularidade na disputa com Santos e Agustín Rossi.
Cunha é o segundo goleiro do Brasileirão com o maior número de defesas realizadas: 53. Além disso, o jogador se destaca pelas defesas difíceis e já realizou sete no torneio.