No Flamengo desde 2020, o volante Thiago Maia vem alternando momentos bons e ruins com a camisa rubro-negra. Com Domènec viveu seu primeiro auge na Gávea, fato que voltou a acontecer com Dorival Júnior. Todavia, sob o comando de Jorge Sampaoli, esse crescimento vem se consolidando e é o que analisa Bruno Pet, comentarista da Fla TV, canal oficial do Mengo no YouTube.
“Thiago Maia pode não ter começado tão bem a temporada, mas sua evolução nos últimos jogos é inegável. E isso tem a ver com uma característica dele que Sampaoli valoriza muito: a capacidade de subir pressão e roubar bola no campo adversário”, publicou em seu Twitter.
Leia também: ATENÇÃO: Saiba como ganhar ingressos para Flamengo x Grêmio
Em seguida, Pet ressaltou que Thiago Maia preenche uma questão tática que Jorge Sampaoli prioriza muito: a famosa marcação pressão.
“Uma das características mais marcantes dos times de Jorge Sampaoli é a marcação pressão que seus times conseguem imprimir no campo de ataque. A proposta é não deixar o adversário confortável para sair jogando. Mais que uma ideia, isso é uma exigência. Ou seja, dentro desse contexto, Thiago Maia tem características que se encaixam bem com esse tipo de exigência. Além disso, tem um dado que comprova isso”, acrescentou.
Thiago Maia recupera 15% das bolas no Flamengo de Sampaoli
“Desde a chegada de Sampaoli, Thiago Maia é responsável por 15% das roubadas de bola do Flamengo no terço ofensivo. É disparado quem lidera o quesito no elenco. Quando olhamos para o campo e buscamos entender o porquê disso, algumas características do volante chamam a atenção. O encaixe entre Maia e a pressão alta de Sampaoli é ótimo. Por fim, a evolução no desempenho do jogador não nos deixa mentir”, finalizou o analista.
Jornalista (Unisuam), 27 anos, natural do Rio de Janeiro e trabalhando no MRN. Atuo na área da comunicação desde 2018 e já acumulei passagens pelo Jornal Ilha Notícias, TV Ilha Carioca, Rádio RPC e Urubu Intera...