Analista desaconselha Domingos Duarte no Flamengo

24/01/2024, 10:36
Domingos Duarte foi expulso pelo Getafe contra o Valencia, na La Liga

O interesse do Flamengo pelo zagueiro Domingos Duarte é conhecido, mas o jogador, nem tanto assim. O canal Falando de Tática segue acompanhando a situação dos possíveis reforços e trazendo mais detalhes sobre esses nomes. Mas a avaliação não é nada boa. O analista do canal destacou diversos pontos negativos.

A leitura em jogadas de bola descoberta é uma das críticas. O Flamengo, aliás, conta com jogadores com os mesmos problemas. Por isso, não precisa de mais um para agravar a questão.

➕Com Viña, Domingos Duarte e Al-Musrati, limite de estrangeiros passará a ser problema para o Fla

“Uma demora para ler uma bola descoberta. Ele não tem uma boa leitura. É um defeito dos zagueiros do Flamengo também. Pecam nessa demora em visualizar a bola descoberta. O Domingos demora para ler o movimento do adversário. Quando o adversário está no posicionamento de lançar em profundidade ele já tem que estar perfilado de lado. Ele acaba demorando para ler e tomando bola nas costas. Seria mais um a apresentar esse problema caso fosse contratado”, diz.

Além disso, o mapeamento das jogadas é até elogiado. O problema é a deficiência para lidar com as situações. As imagens apresentadas no canal Falando de Tática mostram furadas e erros que resultaram em gol apesar de uma primeira leitura boa.

“Mesmo mapeando, deixa a bola passar. Às vezes não mapeia, demora a ler a jogada. E é um zagueiro também lento”, diz, sobre não conseguir se recuperar nas jogadas.

Domingos Duarte teve apenas um ponto destacado

Positivamente, Domingos Duarte teve apenas a sua condução destaca. No entanto, o canal destacada que na Espanha, praticamente todo zagueiro possui isso. Ou seja, não é um diferencial em Domingos Duarte e pouco mudaria para o Flamengo.

“Tem capacidade de conduzir. De fato é algo que chama atenção. Mas não é um indicador muito raro. Jogando na La Liga, tem obrigação de apresentar isso. Mas de fato, vai bem nessa situação. Busca a bola longa, ligação direta”, explica.

Dificuldades de Domingos

O zagueiro do Getafe é tem estatura, mas o analista alerta: “Duelos aéreos. É um atleta alto. Mas tem que contextualizar. Alguns duelos, na estatística, aparece como ganho, mas para mim não é. É mais um a apresentar as mesmas dificuldades dos jogadores do Flamengo”.

Outra dificuldade é na rebatida. Quando a bola respinga, Domingos Duarte costuma não saber o que fazer com ela. Ele até tenta, mas por limitação técnica não consegue executar uma boa ação com a bola para que ela vá ao local pensado.

“Dificuldade de direcionar rebatida. Ele tem a bola limpa, mas faz rebatida alta para a bola em disputa. No modelo de jogo do Flamengo, vai enfrentar muitos times que vão forçar a bola longa. Os zagueiros do Flamengo precisam saber direcionar essa rebatida para ficar com a posse de bola e continuar amassando o adversário. Se o zagueiro não faz isso, deixa de entregar algo muito importante para o contexto do Flamengo”, opina, antes de linkar problemas:

“Muitas vezes ele tem uma limitação de leitura, limitação de técnica e até limitação psicológica em uma partida. Isso é um problema”.

Na marcação individual, os problemas também aparecem.

“No um contra um, muito ereto. Os pés não ficam colocados da forma que tem que ser, muito cruzados. Toda a postura corporal dele não está na forma como entendemos que é a ideal. Não me agrada”, crava, antes de ressaltar:

“O Domingos muitas vezes tenta o passe mais fácil. No contexto de Flamengo, ele precisa tentar passes difíceis”, diz, desaconselhando o Fla a avançar no negócio.

Zagueiro tem estatísticas ruins no Getafe

Os números de Domingos Duarte também foram destacados negativamente. O analista tática explica: “Em interceptações, é só o 10º. Só 0,5 por jogo. Prefere correr para trás e defender profundidade, até entregando bola para a lateral. Me chama atenção ele interceptar pouco”.

Dentro do elenco espanhol, o português tem péssimos números defensivos, mesmo sendo zagueiro e jogando como titular na primeira parte da temporada.

“Nos desarmes, ele nem aparece no Top 10. Em cortes, é o quarto. É um zagueiro rebatedor. Não tem encaixe com o que o Flamengo quer hoje. Só 79% de passes certos. Para a posição, é baixo. Os zagueiros do Flamengo estão próximos dos 90%”, explica.

Por conta da lentidão para fazer as leituras, Domingos Duarte precisa fazer falta para se recuperar. Isso gera mais expulsões. Nos últimos jogos do Getafe, já foram dois cartões vermelhos. Isso fez com que o zagueiro perdesse lugar no time.

“É lento, demora a fazer a leitura e isso gera cartões vermelhos. Tem dois vermelhos já em meia temporada. Em janeiro, ele foi para o banco depois de dois erros contra o Atlético de Madrid. Sou a favor do Scout trazer um jogador que nem todo mundo está de olho. Eu sempre falei para o Flamengo não pensar só em grife. Mas tem uma limitação nessa história aí. Não faz sentido. Não posso ser a favor só porque o Scout está pensando fora da caixinha”, lembra.


Partilha