Analista demonstra por que Varela merece ser mais respeitado

24/02/2025, 16:40
Atualizado: 24/02/2025
Varela conduz bola pelo Flamengo com torcedores ao fundo

Wesley vive grande fase, mas o Flamengo também está bem servido na lateral-direita. É o que entende o técnico Filipe Luís, que rasgou elogios ao uruguaio em coletiva de imprensa.

"Wesley é um jogador muito importante, do mesmo jeito que é o Varela. Antes de eu chegar aqui, o Varela jogava e Wesley era contestado. Os dois têm características diferentes, mas não podemos esquecer o jogador que é o Varela. Titular da Seleção Uruguaia, duas Copas do Mundo, jogou contra o Vini Jr, e o Vini Jr não fez quase nada contra ele. O Varela não tem o respeito que merece por parte da imprensa e do torcedor, mas, sim, por parte do treinador", disse o técnico.

Flamengo quer renovar com Varela, mas terá concorrência no mercado

Mas ele não é o único a pensar assim. O analista tático Raphael Rabello, do canal Falando de Tática, também exaltou o uruguaio, e mostrou, em análise, porque Varela merece uma valorização maior, concordando com a fala de Filipe Luís.

Para o analista, que ainda trouxe números, Varela é "muito eficiente e efetivo". Defensivamente, ele destaca os saltos de pressão do jogador.

"Varela tem uma ótima noção de defesa da profundidade. Defender o corredor central, defender a baliza. Perfila muito bem o corpo. Parece besteira, mas é um comportamento importante, que muito lateral deixa de fazer e salta pressão de forma equivocada. Ele sabe muito bem como saltar pressão", inicia.

Raphael aponta ainda importante característica na marcação.

"Vai muito bem no cruzamento de lado oposto. Ele é muito forte no que a gente chama de mentalidade zonal, dividir referência. Está sempre olhando para onde está a bola, mas não tira o olho do receptor mais próximo", continua.

Timing, força e leitura defensiva

Ainda insistindo na parte defensiva, o analista elogia o bom tempo do lateral, que sabe a hora certa de se movimentar em cada jogada.

"Tem muito bem definido esse timing de andar para frente, dar o bote ou andar para trás", opina.

Mesmo não sendo alto ou forte, Varela também chama atenção nas divididas contra jogadores mais fortes.

"Vai muito bem no duelo em força. Consegue duelar e vencer atletas mais fortes do que ele em imposição física", analisa.

Betsul
Betsul
5/5
proAtendimento com resposta rápida e eficiente

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-18, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

Ressaltando o salto de pressão, Raphael indica que a leitura de Varela o coloca em um ótimo nível.

"A leitura que ele tem da intenção do adversário é muito antecipada. Lê rápido, tem coragem para andar para frente, e é muito veloz também. Entrega muito salto de pressão e interceptações. É um cara que tem muita capacidade de ganhar duelos com experiência, sagacidade. Usa corpo", completa.

Falando de Tática rebate falácias ofensivas sobre Varela

Ofensivamente, alguns torcedores torcem o nariz para o jogador. Mas Raphael rasga elogios ao desempenho de Varela no ataque.

"Muita gente diz que ele é uma negação, que não consegue dar um passe, fazer cruzamento. Não é verdade. É um jogador com boa capacidade, sim, de drible, de arrancada, consegue achar bons passes. Consegue chegar a linha de fundo, receber na profundidade, emular um pouco o que o Wesley faz. Faz ultrapassagem, sim", opina.

O poder de decisão nos momentos importantes também destaca o atleta.

"É um jogador que consegue tomar boas decisões em último terço. Consegue fazer a ultrapassagem, receber na profundidade. Muita lucidez, capacidade de entender as vantagens", explica.

Por fim, o analista lembra a fala de Filipe Luís para concordar com o técnico do Flamengo e diz que Varela só não é titular por jogar no mesmo time do melhor lateral do Brasil.

"É um reserva, hoje, mas não é demérito. O titular é o Wesley, que está jogando muito e deve ser convocado. É um dos grandes destaques do futebol brasileiro hoje. O melhor lateral em atividade no Brasil. Quando o uruguaio entra em campo, não deixa a peteca cair. Não consegue entrar no mesmo nível do Wesley porque ninguém está entregando, é praticamente impossível, mas entrega muito, defende muito bem. Filipe Luís tem razão quando diz que não tem o devido reconhecimento", finaliza.