Analista de desempenho pede demissão do Flamengo após quatro meses no clube

Atualizado: 16/07/2025, 19:38

Higor Santos, analista de desempenho contratado pelo Flamengo em abril deste ano, pediu demissão do clube logo após a disputa da Copa do Mundo de Clubes. O profissional, que teve sua chegada a pedido do técnico Filipe Luís, alegou questões pessoais relacionadas à adaptação de sua família para justificar a saída. As informações são do jornalista Venê Casagrande.

Escalação do Flamengo: Varela improvisado e novidade na zaga contra Santos

A contratação de Higor Santos não foi aleatória. O profissional já era conhecido de José Boto, desde os tempos em que trabalharam juntos no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. No entanto, foi o pedido direto de Filipe Luís que selou sua vinda para o Ninho do Urubu, onde foi escolhido a dedo para integrar uma reformulação no setor.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Com sua chegada, o clube passou a contar com um robusto departamento com seis analistas de desempenho. A saída de Higor abre agora a primeira vaga nesta nova estrutura, que funciona com uma dinâmica de rodízio e sem a figura de um gerente central.

Análise de desempenho do Flamengo

A organização do setor, que agora conta com cinco profissionais, foi desenhada da seguinte forma:

  • Dois analistas focados na análise de adversários.

  • Dois analistas dedicados à análise de jogos e treinos da própria equipe.

  • Dois analistas com foco em análise internacional, monitorando equipes e treinadores com modelos de jogo semelhantes ao do Flamengo.

Esses profissionais não possuem um gerente de análise e se reportam diretamente a Filipe Luís e José Boto, garantindo uma comunicação mais fluida e direta com o comando do futebol.

Vale lembrar que este departamento de desempenho funciona em sintonia com outras duas áreas de inteligência do clube: a equipe de scouting, com seis observadores técnicos liderados pelo gerente Andrii Fedchenkov, e o time de análise de dados, composto por quatro profissionais sob o comando de Téo Benjamim.


Compartilhe
James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.