Pelo canal do Youtube “Footure”, o analista Gabriel Corrêa fez uma análise do time do Flamengo na fase defensiva. A partir da análise, Gabriel mostra três pontos fracos da equipe que podem ser aproveitados pelo Corinthians nas finais da Copa do Brasil.
Os jogos finais entre Flamengo e Corinthians acontecem em 12 e 19 de outubro. A primeira partida será na Neo Química Arena, em São Paulo, às 21h45. Já o jogo de volta, será no mesmo horário, no Maracanã. Os dois times possuem três títulos da competição e vão em busca do tetracampeonato. Vamos para análise:
Leia mais: Escalação do Flamengo: titulares contra o Inter em ensaio geral para as decisões das copas
A primeira falha, são os espaços gerados a partir da pressão alta que o Flamengo executa. Quando o adversário consegue superar essa pressão no campo de defesa, geralmente o time se encontra desorganizado. Por defender com apenas três jogadores na zona central do campo, já que Arrascaeta, Gabigol e Pedro sobram, o jogador no lado oposto da jogada fica livre de marcação.
A partir desses espaços gerados nas extremidades, vem o segundo ponto. Times que enfrentaram o Flamengo, como o São Paulo por exemplo, utilizaram a zona central para construir suas jogadas com passes ou dribles, e ao atrair os jogadores rubro-negros ter uma situação de vantagem numérica nas pontas. Seja construindo por baixo ou com ligações diretas.
O terceiro e último ponto, é pressionar os jogadores do Flamengo que voltam para buscar a bola, para que não tenham tempo de girar. O time mostrou dificuldades na transição defensiva e ao perder essa bola enquanto constrói o ataque, dificilmente se organiza. Assim foi o gol do Vélez na Libertadores, pressão em Arrascaeta roubo de bola e superioridade numérica na transição.
Assista à análise completa
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.