Análise tática de Botafogo-PB 0X1 Flamengo: defesa impecável e ataque sem brilho

Atualizado: 02/05/2025, 18:25
BOTAFOGO_PB X FLAMENGO - COIPA DO BRASIL - ESTADIO CASTELAO_MA - 01-05-2025

Na noite da última quinta-feira (1º), o Flamengo fez o básico: venceu. Mas o 1 a 0 contra o Botafogo-PB no Castelão, com gol do garoto Joshua nos minutos finais, foi mais dramático do que se imaginava, especialmente diante da diferença técnica entre as equipes. 

Botafogo-PB 0x1 Flamengo: Joshua decide na estreia e time repete início discreto de 2024

O jogo pode ser resumido em um cenário de ataque contra defesa; o Flamengo com a bola no pé (76% de posse durante toda a partida), martelando, enquanto o Botafogo-PB se protegia em bloco baixo e apostava na bola longa. O Rubro-Negro finalizou 24 vezes (9 no alvo) contra apenas 7 do adversário, apenas uma na direção do gol.

Superbet
Superbet
4/5
proPatrocinador do São Paulo e Fluminense.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

O Flamengo explorou bem as pontas, principalmente com cruzamentos (39 no total, com 12 certos), mas faltou capricho na conclusão. Das 7 grandes chances criadas, 6 foram desperdiçadas, evidenciando um problema que tem sido recorrente em partidas com equipes alternativas ou sem seus principais definidores, como Pedro e Arrascaeta.

Construção ofensiva e movimentação

Com um time recheado de reservas e jovens, o Flamengo mostrou maturidade tática ao manter uma boa circulação de bola, sem afobação. Michael, por outro lado, teve mais uma atuação preocupante, sendo pouco efetivo e pecando na finalização, incluindo uma chance clara sem goleiro.

O gol só saiu quando Filipe Luís lançou Joshua, de apenas 17 anos, que mostrou ter estrela ao mostrar oportunismo no momento em que a pressão se transformava em desespero. 

Se o ataque ainda precisa ajustar a pontaria, a defesa rubro-negra vive seu melhor momento na temporada. Já são seis jogos consecutivos sem sofrer gols, e contra o Botafogo-PB o controle foi quase absoluto.

João Victor, zagueiro de 18 anos, fez uma partida praticamente perfeita, se destacando nos desarmes e no posicionamento. A linha defensiva teve calma para controlar os poucos avanços do adversário e evitou qualquer tipo de contra-ataque, mérito da compactação da equipe e da pressão pós-perda bem executada.

O Flamengo venceu, dominou e poupou suas principais peças. O resultado por 1 a 0 não reflete o que foi o jogo, mas serve como alerta para a necessidade de ser mais letal. A defesa vive fase sólida sob o comando de Filipe Luís, e a atuação dos garotos mostra que o elenco tem profundidade.

Agora, o time se volta para o Brasileirão, onde enfrenta o Cruzeiro no domingo, às 18h30, pela sétima rodada. O Mineirão será palco para o duelo entre o Rubro-Negro, líder do campeonato, e o time mineiro, quarto colocado.