Análise tática: transição rápida e bola aérea com Vegetti são armas do Vasco de Carille

Atualizado: 18/04/2025, 21:34
Vasco da Gama x Ceará pelo Campeonato Brasileiro realizado na Arena Castelão em 15 de Abril de 2025

O Vasco chega ao clássico contra o Flamengo neste sábado (19), no Maracanã, vivendo um momento de instabilidade técnica e pressionado por resultados. Sob o comando de Fábio Carille, o cruzmaltino conseguiu estabelecer um time-base nas primeiras rodadas do Brasileirão e da Copa Sul-Americana.

Análise tática de Flamengo 6x0 Juventude: treino de luxo no Maracanã

No entanto, após derrota para o Ceará, enfrenta problemas importantes para o duelo diante do Mais Querido, especialmente por conta de desfalques e dúvidas na zaga, meio-campo e ponta direita.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Na defesa, a ausência de Mauricio Lemos, que ainda se recupera de uma fratura na costela, obriga Carille a manter a dupla João Victor e Lucas Freitas. Os dois atuaram juntos nas semifinais do Campeonato Carioca, contra o Flamengo, e nas últimas partidas contra Sport e Ceará.

Embora tenham entregado atuações razoáveis, a dupla ainda não transmite total confiança, especialmente na bola aérea e na saída de jogo, ponto que incomodou profundamente o treinador na derrota para o Ceará. A tendência é que Carille adote um sistema mais conservador na saída de bola, com os volantes recuando para auxiliar na construção.

No meio-campo, Hugo Moura, formado no Mengão, é o único nome garantido. A dúvida principal é sobre seu companheiro. Tchê Tchê, que vinha sendo o titular, segue fora por questões pessoais. Paulinho, que também já ocupou essa vaga, não tem agradado e pode perder espaço.

Com isso, Jair surge como o nome mais cotado, após entrar bem na última partida. Mateus Carvalho corre por fora. A dúvida do treinador fica entre um com mais mobilidade e transição ou ganho na marcação.

Vasco de Carille tem dificuldades na criação

Desde que chegou ao Vasco, Carille alternou entre o 4-3-2-1, o 4-4-2 e o atual 4-2-3-1. Esse último tem sido o preferido, com dois volantes mais fixos, um meia centralizado e dois pontas. Com esse esquema, o Vasco tenta manter equilíbrio entre defesa e ataque, mesmo com dificuldades criativas.

Apesar da tentativa de consolidar uma ideia de jogo, Carille não conseguiu vencer o Flamengo em 2025; foram três derrotas nos clássicos anteriores. O duelo no Maracanã, portanto, se apresenta como decisivo para o treinador, que chega pressionado por desempenho e resultado.

A expectativa é que o Vasco adote uma postura mais reativa, tentando fechar os espaços e apostar nas transições rápidas com Nuno e Coutinho. Vegetti, como sempre, será o homem de referência no ataque, principalmente no jogo aereo. A principal preocupação será evitar erros na saída de bola, especialmente diante da pressão alta característica do time de Filipe Luís.

O Flamengo, favorito para o confronto, deve ter a posse da bola e propor o jogo. O Vasco, por sua vez, terá que ser extremamente eficiente para suportar a pressão e explorar os espaços deixados nos corredores.

Cruzmaltino não vence Flamengo no Brasileirão desde 2015

A presença de jogadores com velocidade e leitura de jogo será fundamental, assim como uma atuação sólida do sistema defensivo, se quiser derrubar o tabu de 10 anos sem vencer o Mengão no Brasileirão.

A última vez que o Vasco superou o Flamengo em uma edição do Campeonato Brasileiro foi em 2015. Naquela temporada, o time cruzmaltino levou a melhor nos dois confrontos contra o rival.

No primeiro turno, em junho, o Vasco venceu por 1 a 0 na Arena Pantanal, em Cuiabá, com gol de Riasco. Já no segundo turno, no fim de setembro, o clássico foi no Maracanã, e os vascaínos voltaram a vencer por 2 a 1.


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.