Análise: sistema defensivo e aura de Bruno Henrique colocam o Flamengo em vantagem
O Flamengo chega ainda mais gigante para a segunda partida das quartas de final da Copa do Brasil, no Maracanã. Após vencer o Bahia, que não havia perdido em 2024 com suas principais peças de meio-campo reunidas, o time de Tite abre ótima vantagem no confronto. Com gol de Bruno Henrique, Mengão abre 1 a 0 no duelo e poderá jogar por um simples empate para garantir vaga numa semifinal pela quarta vez consecutiva.
Embora tenha vencido um jogo bastante complicado, as notícias não são todas boas. De La Cruz e Michael saíram de campo sentindo dores musculares. O atacante, que substituiu o uruguaio na partida, saiu carregado de campo, com poucos minutos jogados. Recém-chegado ao Flamengo para substituir Everton Cebolinha, que não joga mais em 2024, o Camisa 30 preocupa e será avaliado nos próximos dias.
➕Bahia 0 x 1 Flamengo: Bruno Henrique marca e Flamengo larga na frente na Copa do Brasil
E o tabu entre Flamengo e seu ex-treinador, Rogério Ceni, segue aumentando. O comandante do Bahia chega a 13ª derrota contra o Mais Querido, em 13 jogos disputados. Ceni, que foi campeão brasileiro de 2020 pelo clube, encontrou o Rubro-Negro pela segunda das quatro vezes que se enfrentarão em 2024. A primeira aconteceu pelo Brasileirão, com vitória do Fla por 2 a 1.
Matheus Cunha e Bruno Henrique, heróis do triunfo rubro-negro
O Flamengo superou, mais uma vez, as adversidades e saiu vencedor em Salvador. Em um ambiente difícil para ser visitante, com grande pressão da torcida da casa, o Mengão mostrou controle emocional e soube aproveitar sua grande chance. Além disso, Tite conseguiu, com a escalação de Léo Ortiz em vez de mais um atacante, travar o meio de campo do Bahia, principalmente na primeira etapa.
No segundo tempo, o jogo parecia seguir a mesma toada, com as equipes fazendo um jogo muito travado, mas são nesses momentos que os jogadores desequilibrantes aparecem para decidir. Bruno Henrique, um dos grandes ídolos da história do Flamengo, mostrou mais uma vez que ainda é muito útil para a equipe.
Em bela cobrança de escanteio de De La Cruz, que não fez uma partida de muito brio, mas sua qualidade técnica acima da média fez a bola chegar na medida para Bruno Henrique saltar alto e cabecear para marcar o gol da vitória.
O Bahia, empurrado pela torcida e pressionado pela desvantagem, aumentou o ritmo e exigiu bastante do sistema defensivo do Flamengo. E, na partida desta quarta-feira (29), a eficiência defensiva do Rubro-Negro deixou boas impressões, principalmente na bola aérea, que tem sido o grande problema do time.
Escolhido por Tite para ser o arqueiro da Copa do Brasil, Matheus Cunha fez belas defesas, que exigiram elasticidade, segurança e reflexo e ajudou o Mengão a garantir o bom resultado, mesmo com menor ritmo de jogo.
Agora, com a vantagem, o Flamengo jogará no Maracanã por mais uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil.