Análise pré-jogo: Flamengo e Palmeiras fazem duelo das melhores defesas do Brasileirão

Atualizado: 24/05/2025, 20:17
Léo Pereira e Ortiz

Neste domingo (25), às 16h, o Allianz Parque será palco do confronto mais aguardado do Brasileirão 2025 até aqui. Palmeiras e Flamengo, líder e vice-líder da competição, medem forças em um duelo que pode redefinir a disputa pela ponta da tabela.

➕ Palmeiras x Flamengo: vidente dá ótima notícia ao torcedor rubro-negro

De um lado, o time paulista vem de seis vitórias seguidas; do outro, o Flamengo de Filipe Luís, que chega como melhor ataque da competição, mas pressionado a não perder a vice-liderança.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Palmeiras e Flamengo têm algo em comum nesta campanha: as duas defesas menos vazadas, com apenas quatro gols sofridos em nove partidas. A solidez defensiva palmeirense se destaca ainda mais como mandante; apenas um gol sofrido em quatro jogos em casa.

Do outro lado, o Mais Querido têm a defesa mais eficiente como visitante entre os times que brigam no topo: mesmo levando três gols em quatro jogos fora, conseguiu sair de campo sem ser vazado em duas oportunidades.

Ataque do Flamengo pode ser o diferencial

Se a posse de bola é um indicador de controle, o Flamengo é mestre nesse aspecto: lidera o campeonato com 58,7% de posse, enquanto o Palmeiras tem apenas 49,2%, segundo dados do "Gato Mestre".

A pontaria rubro-negra também impressiona: 42% das finalizações vão no alvo (líder no quesito), enquanto o Palmeiras acerta o gol em apenas 28% das tentativas. Isso se deve, principalmente, à paciência do time de Filipe Luís em buscar a finalização dentro da área. 

Mesmo fora de casa, o retrospecto dá ao Flamengo um certo alento: nos últimos 17 encontros contra o Palmeiras nos pontos corridos, o Mais Querido perdeu apenas uma vez.

Como visitante, são sete jogos invicto no Allianz Parque desde 2017, com duas vitórias e cinco empates. Ainda assim, um triunfo neste domingo não garante a liderança, mas mantém o Rubro-negro colado no topo.


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.