Análise Flamengo 0 x 2 Fluminense: Filipe Luís cai em "armadilha" do rival e conhece sua primeira derrota

17/10/2024, 22:27
Filipe Luis, técnico do Flamengo, antes da partida entre Flamengo e Fluminense, no Brasileirão 2024, no Estádio do Maracanã

Filipe Luís conheceu sua primeira derrota como técnico do time principal do Flamengo. Após um bom primeiro tempo, um apagão do time fez surgir brechas na defesa, exploradas pelo rival em uma velha armadilha. Com o revés no Maracanã por 2 a 0 as chances de título do Brasileirão passam a ser mínimas.

No primeiro tempo, Filipe Luís até conseguiu fazer com que o time impusesse o seu jogo e pressionasse alto sem sofrer contra-ataques. Porém, no segundo tempo a ideia não foi concretizada.

Melhores momentos: Flamengo 0 x 2 Fluminense – Brasileirão

O Fluminense foi para o jogo com uma estratégia bem clara na etapa final: tentar aproveitar da pressão alta do Mengão para explorar o time desmontado na defesa no contra-ataque. E foi assim que saíram os dois gols do rival, principalmente com a grande atuação do meia Ganso. Foi ele quem, livre enquanto esteve em campo, encontrou os passes para sacramentar a primeira derrota de Filipe Luís no comando do Flamengo.

1⁠º tempo Flamengo x Fluminense

O primeiro tempo do Flamengo começou ao estilo já conhecido do time de Filipe Luís. Com muita pressão sobre o adversário desde a defesa e procurando tabelas rápidas com triangulações para entrar na área. E foram assim por 15 minutos com pura intensidade do Mengão. Enquanto que o Fluminense apostava em roubar a bola de forma rápida e tentando pegar a defesa rival desprevenida.

A pressão do Rubro-Negro dava certo e, aos dez minutos, com Bruno Henrique, quase abriu o placar. Dois minutos depois, Alcaraz bateu de fora da área e acertou a trave, com a bola ainda voltando no goleiro Fabio, e quase entrando. Após isso, o jogo se tornou faltoso e mais truncado, claramente com os jogadores do Fla baixando a intensidade. Porém, aos 30 o abafa do Flamengo voltou, e rondou a área algumas vezes.

Aos 45, o principal lance do jogo até então. Em uma das escapadas do Flu, que apostou em todo primeiro nisso, Marquinhos foi derrubado na área por Léo Pereira. Raphael Claus foi ao VAR e marcou pênalti. Rossi, pela segunda vez seguida e novamente em clássico, provou a fama de pegador de pênalti para defender a cobrança de Ganso.

2⁠º tempo Flamengo x Fluminense

O segundo tempo começou com um apagão do Flamengo. Logo aos seis minutos viu enfim a armadilha do Fluminense dar certo. Após passe de Ganso, Kauã Elias foi acionado do lado direito e cruzou na área para Lima desviar livre para o gol.

Com o Flamengo errando muitos passes e completamente desligado da partida, o Flu chegou mais uma vez. Novamente com muita liberdade, Ganso acionou Martinelli pela direita do ataque e cruzou. Desta vez quem marcou foi o colombiano Jhon Arias, livre na área.

Após o segundo gol, o Flamengo mal conseguiu ameaçar. Sem criatividade e com o desempenho do meio-campo muito abaixo, as mudanças realizadas por Filipe Luís pouco surtiram efeito. Arrascaeta, Michael, Lorran e Plata pouco fizeram.

Filipe Luís conhece sua primeira derrota como técnico do Flamengo ao enfrentar uma equipe que soube explorar um apagão defensivo. O estilo de jogo sufocante que o jovem técnico gosta de impor mostrou, nesta quinta, no Maracanã, que precisará ainda passar por um grande aprimoramento.