Análise estatística - Flamengo na Copa do Brasil 2017
Na última quarta-feira (27), o Flamengo deu adeus ao sonho do Tetracampeonato da Copa do Brasil em 2017, ao ser derrotado, nas cobranças de penalidades máximas pelo Cruzeiro, no Estádio do Mineirão. O jogo de ida foi no Maracanã, e acabou empatado em 1 a 1. No jogo da volta, um empate sem gols com o êxito celeste nos pênaltis, como citado anteriormente.
Nessa edição da Copa do Brasil, o Flamengo eliminou Atlético-GO, Santos e Botafogo, chegando assim à grande final. Como disputou a Libertadores, entrou diretamente nas oitavas de final da competição.
Números do Flamengo na Copa do Brasil 2017
8 jogos - 3 vitórias - 4 empates - 1 derrota - 8 gols marcados - 6 gols sofridos
12 cartões amarelos - 1 cartão vermelho
Jogos
Os técnicos Zé Ricardo (comandou a equipe em 4 jogos) e Reinaldo Rueda (4 jogos) utilizaram 26 jogadores nesses 8 jogos do Mengão na competição. Réver, Cuéllar, Rodinei e Pará foram os atletas que mais entraram em campo: todos eles disputaram 7 partidas na Copa do Brasil 2017.
Gols, Assistências e Cartões
Sem dúvidas, o destaque ficou para Paolo Guerrero: o centroavante foi o artilheiro (2 gols), o líder em assistências (2, ambas no jogo contra o Santos), e o mais "amarelado", recebendo 4 cartões amarelos em 5 jogos disputados. No mais, os outros 6 gols e 5 assistências foram de outros atletas diferentes.
Técnicos
Zé Ricardo assumiu o Flamengo nos jogos contra Atlético-GO e Santos, tendo 58,33% de aproveitamento (2 vitórias, 1 empate e 1 derrota; 6 gols marcados e 5 sofridos). Já Rueda assumiu o Flamengo contra Botafogo e Cruzeiro, tendo um aproveitamento de 50% (1 vitória e 3 empates; 2 gols marcados e 1 sofrido).
Comparação - 2016 e 2017
Público
Adriano Skrzypa é estudante de Educação Física e apaixonado por números no futebol. Siga-o no Twitter: @FlamengoNumeros