Análise do VAR vê movimento de agressão para expulsar Gerson
Nesta sexta-feira (3), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a análise do VAR com o árbitro Rafael Klein, na expulsão de Gerson em Flamengo x Santos. A decisão deu o que falar, e influenciou diretamente na derrota do Rubro-Negro por 2 a 1.
Aos 39 minutos do primeiro tempo, o Santos estava construindo um lance de ataque, quando a bola chega em Julio Furch, atacante da equipe. Gerson chega duro na marcação e acerta apenas o braço no rosto do Camisa 11 santista.
Leia mais: Soteldo revela que time do Santos estava cansado e engrandece virada contra Flamengo
A princípio, o árbitro Rafael Klein aplicou apenas o amarelo, porém o VAR foi rápido e o chamou para checar o lance. “Aguarde, checando possível cartão vermelho. Deixa eu ver se esse braço era necessário”, disse o responsável pelo VAR, Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro.
Logo após checar todas as câmeras tomou a decisão. “Eu vou sugerir uma possível revisão para cartão vermelho. Ele está com o braço aberto e depois ele flexiona aumentando a força da cotovelada no rosto”, pondera solicitando a revisão para Rafael Klein.
“Ok, bate com o cotovelo no rosto do atleta do Santos com força alta com o cotovelo. Força excessiva. Vou mudar minha decisão e trocar o cartão amarelo por vermelho”, respondeu Klein, que expulsou Gerson.
O que diz a regra sobre a checagem do VAR em casos como o de Flamengo x Santos
A regra de número 12 diz que um tiro livre direto será concedido se um jogador cometer infrações contra um adversário de maneira imprudente, temerária ou com uso de força excessiva.
O VAR só será usado para corrigir erros claros e não vistos que podem mudar o rumo do jogo. Rafael Klein deu apenas o amarelo em campo, porém a análise do VAR de Flamengo x Santos viu o lance e recomendou a revisão, seguindo a regra.
Finalmente, após checar o lance, o árbitro de campo tomou a decisão final e expulsou o Camisa 20, que deixou o Flamengo com menos um durante o segundo tempo inteiro.
CBF ignora lance que incomodou a torcida do Fla
Anteriormente à expulsão de Gerson, o Santos já havia empatado a partida após chute de Nonato de fora da área. O lance incomodou torcedores do Flamengo, que identificaram um possível impedimento no momento do chute. O lance foi checado pelo VAR, porém a CBF não divulgou o áudio do momento.
“O VAR fez vista grossa para isso aqui no gol do Santos! Visão do Rossi claramente encoberta pelo atacante em impedimento. Gol irregular! E a CBF escondeu o áudio do VAR!”, disse um torcedor revoltado com a situação.
“E a CBF liberou o áudio do VAR de Flamengo x Santos. Mas não incluíram a análise do gol do Santos com um cara em impedimento! Não é a primeira vez que deixam de liberar um lance duvidoso marcado contra o Flamengo!”, reclamou outro torcedor sobre a falta de transparência da CBF.