Análise do VAR mostra Ramon Abatti convicto que Varela estava dentro da área

Em um jogo recheado de polêmicas e com dois pênaltis assinalados após consultas ao VAR, um para cada time, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a comunicação do árbitro de vídeo para Palmeiras x Flamengo, neste domingo (25). O Rubro-Negro venceu por 2 a 0 na casa do adversário.
➕ ‘Ortiz não faz o que Varela faz’: Filipe Luís justifica escolha tática inesperada
O principal lance tratado foi o pênalti marcado para o Palmeiras, aos dez minutos do primeiro tempo. A comunicação mostra que a dúvida ficou realmente sobre a colocação de Varela dentro ou fora da área no momento em que a bola toca em seu braço.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-12, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
"O contato é claro, só vou te mostrar o corpo dele para você ter as referências do campo. Ele está com o pé direito sobre a linha e o braço está mais para fora", diz o árbitro de vídeo.
Ao ser convocado para assistir ao lance, Ramon Abatti Abel mostra mais convicção que os árbitros da sala do VAR e aponta que Varela estava dentro da área. O juiz chega a pedir por outro ângulo, mas o VAR responde que só há os já mostrados.
"Jogador está dentro. O corpo dele está dentro e corpo está em linha. O pé dele não está nem sobre a linha [na imagem], é uma paralaxe. Nessa, o pé dele está dentro, vê? Tá borrado, mas a tendência é de que esse jogador esteja dentro da área, com o braço sobre a linha", completou o árbitro antes de confirmar a falta.
⚠️URGENTE!
— MundoBola Flamengo (@MundoBolaFla) May 25, 2025
Áudio do VAR de Palmeiras X Flamengo!
Absurdamente o árbitro Ramon Abatti Abel contrariou a imagem, a orientação do VAR, a lógica, a física, e fez questão de manter a marcação do pênalti!#VAR #ABATTI #Flamengo #Palmeiras @Flamengo @Palmeiras pic.twitter.com/4OHyLpA6fA
Logo em seguida, Ramon Abatti Abel encerra a revisão e confirma a marcação de campo, assinalando o pênalti. Na cobrança, Piquerez parou em Rossi, que também defendeu o rebote de Estêvão.
A partida resultou em mais uma atuação polêmica do árbitro Ramon Abatti Abel, que já tem um histórico complicado em jogos do Flamengo. Mesmo assim, não houve impacto real no placar.
Agora, o Flamengo precisa esquecer o VAR e focar no jogo da Libertadores, nesta quarta-feira, pela última rodada da fase de grupos. O adversário será o Deportivo Táchira-VEN, no Maracanã, a partir das 21h30 (horário de Brasília).