Análise do Ninho | Copa Sul-Americana: Flamengo 3 x 1 Figueirense
Quem acompanha há tempos já viu o Flamengo se complicando em jogos onde tinha que construir o placar e ter que enfrentar uma defesa postada.
Até em jogos do campeonato carioca o Rubro Negro costuma ter problemas contra times todo recuado.
Entretanto, ontem o Flamengo se superou duas vezes: a primeira quando sofreu o primeiro gol logo com cinco minutos de jogo. A segunda colocando quase todo o time no campo do adversário pra reverter o placar.
Foram 25 chutes, 63% de posse de bola, mais de 93% de acerto nos passes e uma intensidade impressionante. Não foi puramente na base da pressão, mas jogando com inteligência, pela esquerda com Jorge, pela direita com Pará, Diego distribuindo as jogadas e grande movimentação de Éverton e Gabriel.
O 3 x 1 foi pouco, se levar em consideração a bola na trave do Damião, o gol perdido pelo Gabriel e o mal anulado pela arbitragem.
Tudo liderado pelo Diego, decisivo e sempre atuante em todas as jogadas ofensivas e ainda ajudou na marcação para recuperar a bola lá na defesa.
Foi um time que não se desesperou e conseguiu a virada em partida eliminatória, o que vinha sendo um drama Rubro Negro. E lembrando: virou quando o Figueirense ainda estava com os 11 jogadores.
A defesa não foi perfeita. Após o 3 x 1 a dupla de zaga não cortou e por pouco os catarinenses não marcaram.
Todo mundo tem uma reclamação do Zé Ricardo, mas acho que agora é hora de superar as diferenças e acreditar no trabalho dele.
Percebe-se que conquistou a confiança do elenco. Não existe birra por jogador amargar a reserva. Diego foi contratado, virou titular, e se vê Mancuello sempre disposto. Da mesma forma que com Guerrero titular, Damião não reclama, mas aproveita as oportunidades, bem como Rodinei no banco vendo Pará bem de titular.
Poderia ter sido apenas uma classificação para as oitavas de final, mas pela forma que foi, foi diferente, até emocionante. A vice-liderança e agora a bela classificação, revertendo um duro placar fora de casa, aumenta a confiança de jogadores e comissão técnica para este final de ano.
O Flamengo anda devendo em torneios internacionais. Quem sabe não chegou a hora de voltar a sonhar por voos mais altos.
Siga @Ninhodanacao
Imagem destacada: Arte sobre foto de Gilvan de Souza/Flamengo
André Amaral comanda há anos o Ninho da Nação, um dos blogs rubro-negros mais importantes da internet e publica alguns posts neste espaço em parceria com o MRN. Siga-o no Twitter: @Ninhodanacao Deixe seu comentário!