Cinco nomes que podem substituir Andreas Pereira no Flamengo

24/06/2022, 20:15
Fausto Vera pode ser uma boa opção para o Flamengo

No contexto de dúvida sobre o destino de Andreas Pereira, o fato é que o Flamengo precisa em seu elenco de um volante com as características do jogador emprestado pelo Manchester United.

Nesse sentido, encontramos cinco nomes que podem substituir o volante belga durante o segundo semestre de 2022. Para isso utilizamos alguns filtros, utilizando a plataforma de scout Instat:

  1. Algoritmo da plataforma que compara a similaridade do jogador com Andreas durante a última temporada. Utilizando estatísticas que possam projetar um desempenho próximo entre os dois;
  2. Algoritmo da plataforma de pareamento com necessidade técnica e o aporto financeiro do Flamengo para a posição;
  3. Critérios subjetivos relacionados ao modelo de jogo do Dorival Jr. e algumas características necessárias para que o jogador possa atuar no clube;
  4. Preço e contexto de compra.

Leia mais: Análise: A evolução do Flamengo na derrota contra o Atlético-MG

Volantes que podem substituir Andreas Pereira no Flamengo

Allan – Everton-ING

O jogador de 31 anos, atualmente é jogador do Everton. Com passagens marcantes por Vasco e Napoli, o jogador se destaca pela sua capacidade física de cobrir espaços e de vencer duelos com e sem bola. Além disso, tecnicamente pode agregar a construção na saída de bola. O jogador possuí atualmente um valor de mercado de 15 milhões de euros.

Allan joga no tradicional Everton e atua na principal liga do mundo
Lindsey Parnaby /AFP via Getty Images

Matheus Henrique – Sassuolo-ITA

Formado nas categorias de base do Grêmio, Matheus Henrique foi um dos principais meias do país durante 2018 e 2019. Com uma grande capacidade trabalhar com bola com passes curtos, o atleta também lidar muito bem com a cobertura de espaços em área a área. Com 24 anos, o atleta possui um valor de mercado de 11 milhões de euros.

Revelação do Grêmio, Matheus Henrique rumou para o futebol italiano
Foto: Francesco Pecoraro /Getty Images

Marcos Antônio – Shakhtar Donetsk

Mesmo sem ter estreado pela equipe profissional do Athletico-PR, Marcos Antônio se destacou bastante pelas seleções brasileiras de base. Logo, o jogador foi vendido para o Estoril de Portugal e chegou em 2019 ao Shaktar Donetsk. Com grandes atuações pela UEFA Champions League, o atleta de 22 anos é uma joia brasileira que ainda não fez o salto para as principais ligas do mundo.

Atualmente o jogador possui um valor de mercado de 8 milhões de euros.

Marcos Antonio, atualmente no Shakhtar Donetsk, é quase um desconhecido no Brasil
Foto: Sergei Supinsky / AFP via Getty Images)

Não deixe de ler: Sete jogadores que podem pintar no Flamengo por conta do conflito na Ucrânia

Jean Lucas Monaco-FRA

Prata da casa, Jean Lucas chegou a atuar pelo profissional do Flamengo em 2018 com Dorival Jr. Em 2019, o jogador foi emprestado para o Santos e, após se destacar, foi vendido para o Lyon. Após não se firmar na equipe francesa, o jogador seguiu na Ligue 1, onde foi emprestado para o Brest e vendido para o Mônaco. O jogador também possui um valor de mercado de 8 milhões de euros.

Jean Lucas, ex-Flamengo, em ação com a camisa do Monaco
Foto: Valery Hache/AFP via Getty Images

Fausto Vera – Argentinos Juniors-ARG

Formado nas categorias de base do Argentinos Jrs, Fausto Vera também foi um grande destaque das categorias de base da seleção argentina. O jogador de 22 anos ainda não saltou para o futebol europeu, mas vem demonstrando ser um jogador cada vez mais preparado para atuar no velho continente.

Fausto Vera pode ser uma boa opção para o Flamengo
Foto: Juan Barreto / AFP via Getty Images

Quem seria o melhor substituto?

Confira alguns dados dos cinco jogadores em relação a Andreas Pereira na última temporada. Importante relembrar que as métricas são em contextos diferentes e não se pode fazer uma correlação direta, mas sim buscar identificar alguns indicadores de desempenho entre eles.

Mesmo com a análise de dado e uso de softwares que cada vez mais são importantes na análise do futebol, a escolha da contratação de um atleta de alto nível também passa pela visão humana dos profissionais que trabalham com scout. Dessa forma, a subjetividade existe e não há como cravar qual seria o melhor jogador para reforçar o Flamengo para a metade final de 2022.

Todavia, este que escreve acredita que Marcos Antônio seria o nome ideal para substituir Andreas Pereira. O jogador possui características físicas e técnicas que estão muito conforme o modelo de jogo de Dorival Jr.

Além disso, devido aos problemas envolvendo o território ucraniano nos últimos tempos, pode ser uma alternativa de mercado muito interessante.

Mas enfim, existem outros nomes interessantes que podem reforçar o Mengão. Cabe a diretoria rubro-negra avaliar se vale a pena realizar a compra do jogador ou se seria mais interessante o investimento em outro nome.


Partilha