Análise: contusão de Pulgar obriga Sampaoli a mudar e gera impactos
Nos últimos jogos, o Flamengo de Jorge Sampaoli vem sofrendo com a ausência de Pulgar, que apresenta uma lesão na coxa direita. O volante, portanto, desfalcou o Mais Querido contra o Palmeiras, Athletico e Fluminense. Nesse sentido, o analista Raphael Rabello apresentou como o treinador rubro-negro precisou mudar sua forma de jogar perante a saída inesperada de Pulgar.
Isso porque, desde a chegada de Sampaoli ao Flamengo, o chileno se tornou um dos pilares da equipe. Desse modo, com a ausência nos últimos jogos, o argentino foi obrigado a mudar taticamente, o que gerou um impacto claro nos números do Rubro-Negro. Thiago Maia foi o responsável por suprir a saída de Pulgar, mas acaba dando abertura maior para os adversários.
Leia mais: Erick Pulgar pode ficar mais tempo no estaleiro do que era esperado
De acordo com o analista, o camisa 8 do Flamengo ficou sobrecarregado na marcação do meio-campo. Sem Pulgar, Sampaoli optou por transformar o esquema do Mais Querido em 4-1-4-1. Ou seja: Wesley, David Luiz, Léo Pereira e Ayrton; Thiago Maia; Gerson, Victor Hugo, Arrascaeta e Everton Ribeiro; Gabigol.
Dessa forma, Thiago Maia acabou sofrendo com a solidão no seu setor, gerando muito espaço para os rivais que ofereceram perigo ao gol rubro-negro. Atualmente, a média do Flamengo de finalizações sofridas é de 15.60 por jogo, uma das maiores do Brasileirão.
“Cada sistema tem suas vulnerabilidades, cabe a equipe e ao treinador minimizar esses possíveis espaços que pode oferecer. No caso do Flamengo, se você deixa o espaço ao lado do Maia vulnerável e não protege, aquele espaço pode ficar como ficou contra o Athletico-PR e o Flamengo acabou sofrendo muito por conta disso. Então, o problema não está no esquema, e sim em não defender a vulnerabilidade que ele pode oferecer”, explica Raphael Rabello.
Pulgar deve ser desfalque novamente contra o América-MG
Contudo, mesmo há três partidas sem jogar, Pulgar não retorna a equipe já no próximo duelo. De acordo com o GE, o volante ainda se recupera da lesão na coxa e será condicionado com foco no jogo contra o Grêmio na semifinal da Copa do Brasil. Ou seja, Sampaoli precisará seguir mais uma partida sem o chileno à disposição.
Além disso, o treinador também não terá Thiago Maia, substituto natural de Pulgar, diante da suspensão após cartão amarelo contra o Fluminense. Portanto, Allan deve surgir pela primeira vez como titular na equipe para enfrentar o América-MG no sábado (22).