Análise: Arrascaeta ou Michael? Prós e contras de cada um para a final da Libertadores

25/11/2021, 13:35
Atualizado: 01/11/2023

Renato Gaúcho tem a tal da “dor de cabeça boa” para montar o Flamengo, que entra em campo contra o Palmeiras pela final da Copa Libertadores da América no próximo sábado (27), no Uruguai. Com o retorno de Giorgian de Arrascaeta, Renato tem a possibilidade de fazer mudanças no time titular. No fim, a pergunta é: Arrascaeta ou Michael?

No Tática Didática explicamos isso. No entanto, não é uma resposta simples. Cada jogador traz pontos positivos e negativos. Vamos começar “do começo”. Arrascaeta, desde a saída de Jorge Jesus, tem um papel tático diferente no Flamengo. Com Jorge Jesus jogava mais aberto pela esquerda e trocava de posição com Bruno Henrique, mais centralizado, e tinha a dobra de Filipe Luís para criar as jogadas.

Com a chegada de Domenec Torrent, mudou. O camisa 14 passou a flutuar na entrelinha, como um típico camisa 10. Esse posicionamento continuou com Rogério Ceni e com Renato Gaúcho. Se olharmos para o Palmeiras, que deve entrar em campo com três zagueiros, esse espaço entre as linhas da defesa alviverde deve ser bem reduzido. Arrasca deve pegar a bola e já ter uma marcação firme. O lado físico dele vai aguentar? A ver.

Tática Didática explica quem deve ser o titular na final da Libertadores. Arrascaeta ou Michael?

Com Michael, o time garante uma profundidade e amplitude pelo lado esquerdo. Puxa Filipe Luís para o meio, como mostramos no Tática Didática, e traz Everton Ribeiro também para fechar pelo corredor central. E deixa Bruno Henrique próximo de Gabigol. Se Abel Ferreira escalar o Palmeiras com três zagueiros, ter dois homens na área é fundamental para buscar a finalização. Sem contar que Bruno Henrique é muito bom na jogada aérea, ao contrário de Gabigol.

Arrascaeta ou Michael? Atacante dá mais amplitude pelo lado esquerdo, como explicado pelo Tática Didática

De toda maneira, não tem escalação correta. Há ganhos e perdas com cada um. Veja o vídeo do Tática Didática e responda: Arrascaeta ou Michael? Quem deve começar a final da Libertadores como titular?


Compartilhe