Análise: A rápida adaptação de João Gomes ao modelo de Paulo Sousa

17/02/2022, 21:55
A rápida adaptação de João Gomes ao modelo de Paulo Sousa

Com grande atuação contra o Madureira, João Gomes vai ganhando cada vez mais minutos com Paulo Sousa.

A jovem cria da base rubro-negra vem demonstrando muita facilidade para absorver as ideias do treinador português. Assim como consegue ser combativo e proteger o meio de campo, identifica cada vez mais vantagens com bola.

Vamos analisar seu início de temporada em 2022, baseando-se nas ideias que o Mister busca implantar na equipe.

Leia mais: MRN Tático #6 – Diego Rossi vem para substituir Michael no Flamengo?

Como João Gomes vem atuando com Paulo Sousa

Ao todo, volante já disputou quatro partidas sob o comando de Paulo Sousa . Em três delas, começou o jogo como titular. Em todos os jogos, João atuou majoritariamente pelo lado esquerdo do campo.

O treinador português busca trabalhar em organização ofensiva numa saída em 3-2: Enquanto um trio de inicia a primeira fase de construção, dois jogadores estão a sua frente para gerar opções de passe.

Flamengo em organização ofensiva no 1º tempo contra o Madureira

Sem bola a equipe varia entre um 4-4-2 e um 4-3-3. Em ambas as formações, João auxilia a proteção do corredor lateral esquerdo com o ponta no setor.

Flamengo em organização defensiva contra o Madureira no 1º tempo

João Gomes no Momento Ofensivo

Em organização ofensiva, a dupla de volantes trabalha bastante de costas em relação ao seu opositor. Assim precisa estar sempre mapeando o espaço ao redor para conseguir fugir da pressão adversária antes de ser acionado: Seja com um passe de retorno ao zagueiro ou domínio já buscando uma região livre no campo.

Nesse quesito João vem apresentando uma evolução progressiva. Inicialmente teve dificuldades para realizar os desmarques, contudo, com o decorrer dos jogos, foi se adaptando e realizando esses movimentos com maior fluidez.

Além disso o volante vem demonstrando grande capacidade para iniciar a entrada do Flamengo no último terço. Identificando espaços para atacar e ser acionado em profundidade, bem como com passes buscando companheiros. Dessa forma, vem gerando impacto em na chances de gol geradas pelo Mengão.

Para isso, João Gomes vem melhorando sua postura corporal para realizar essas ações. Busca posicionar seu corpo para já estar pronto para dominar conforme queira realizar a ação seguinte.

Por fim, mais um indicador vem chamando a atenção: domínio com giro. João Gomes vem buscando sair da pressão girando ao redor do seu adversário e buscando as suas costas. Esse fundamento requer bastante dinâmica, pois além da velocidade para ultrapassar o adversário é preciso imposição física para não ser interrompido. Seja com passe ou uma interceptação.

Não deixe de ler! MRN Tático #2 – Pulgar é o volante que o Flamengo precisa em 2022?

João Gomes no Momento Defensivo

No momento sem bola, os volantes precisam balancear a altura da pressão em relação ao seu opositor com bola e o espaço gerado entre a linha defensiva. Além disso, ter boas tomadas de decisão nas transições defensivas, entendendo os momentos corretos para fazer a pressão pós-perda ou proteger a profundidade.

João Gomes vem se destacando nos desarmes. Conforme dados do FootStats, é o atleta que mais roubou bolas no Campeonato Carioca até aqui, com 15 desarmes. Além disso, João Gomes já fez 8 desarmes no campo de defesa adversário.

Isso evidencia que o volante vem compreendendo o tempo correto para subir pressão e dificultar a saída de bola adversária. Bem como a capacidade de proteger os intervalos entre os jogadores na linha de campo, interceptando alguns passes.

Ainda assim, é preciso testes contra adversários com maior poderio ofensivo para avaliar o nível de evolução de João Gomes sem bola. Em especial quando o Flamengo sofre contra-ataques.

João Gomes pode se tornar titular do Flamengo?

Para este que escreve, entre as quatro principais opções para atuar como volantes no modelo de Paulo Sousa, João Gomes vem apresentando o maior nível de adaptação as ideias de Paulo Sousa.

Consegue participar ativamente do jogo com e sem bola. Gerando volume de jogo com passes e infiltrações, bem como protegendo com eficiência o meio de campo rubro-negro.

Dessa forma é possível que o volante se torne titular na equipe de Paulo Sousa. Enquanto pelo lado direito Arão segue sendo absoluto na posição, por outro lado existe uma vaga em disputa pelo lado esquerdo entre João Gomes, Thiago Maia e Andreas Pereira.

Dado a maior experiência dos outros dois concorrentes, João iniciou a temporada como a quarta opção do elenco no setor. Contudo, caso siga com boas atuações, pode ganhar cada vez mais minutos e carimbar a vaga de titular no Mengão.

Enfim, ainda é muito cedo para tirar qualquer conclusão. Do mesmo modo que o calendário lotado de jogos deve limitar as opções do Mister. Porém a impressão inicial é que João Gomes não irá somente compor o elenco, mas sim ser um peça importante para o Flamengo em 2022.

SRN


Partilha