Análise: a estreia de Mateusão como titular no Flamengo

O jovem centroavante Mateusão fez sua primeira partida como titular do time principal do Flamengo. Apesar do resultado coletivo ter sido a derrota para o Fortaleza, o jogador de 18 anos fez uma boa estreia pelos profissionais. Em muitos momentos, aliás, foi a principal opção ofensiva da equipe.
Com Mateusão, Flamengo volta a ter profundidade por dentro
Conforme mencionado na análise pré-jogo do confronto, Dorival Jr. tentou emular alguns movimentos do “Flamengo das Copas” com Mateusão.
Na ausência de Pedro, o atleta foi responsável por gerar profundidade pelo corredor central. Seja atacando às costas da linha defensiva adversária, seja se apresentando como apoio frontal (pivô) para ser acionado e arrastar os zagueiros do Fortaleza.
Leia mais: Análise: Dorival Jr ensaia um ‘Flamengo das Copas Alternativo’
Nesse sentido, Victor Hugo explorou espaços gerados pelo atacante. Além disso, o meia também formado na Gávea atacava a região onde Mateusão havia iniciado a jogada, antes de receber o passe. Mas sem muita efetividade.
Com a inoperância do meio-campo para construir e conectar o setor ofensivo, o Flamengo passou a utilizar as bolas longas em ataques rápidos. A dupla de zagueiros encontrou o atacante em algumas oportunidades. Dessa forma, o Flamengo chegou ao seu segundo gol após Mateusão ser acionado por David Luiz.
Além disso, Mateusão teve um bom papel defensivo na partida. Pressionando a saída de bola do Fortaleza, dificultou as ações com bola de Tinga.
Atacante precisa se adaptar às bolas longas do goleiro Santos
Mesmo com bom desempenho, era natural que Mateusão em sua estreia tivesse alguns problemas técnicos e táticos de adaptação. Com bola, o jogador teve erros em alguns domínios e finalizações após gerar bons apoios e desmarques.
Contudo, sua principal dificuldade foi nas conexões com o goleiro Santos. Mateusão não conseguiu suportar a pressão dos zagueiros quando foi acionado diretamente pelo arqueiro rubro-negro.
No final, isso passou longe de ser um fator preponderante para a derrota rubro-negra no Castelão. Mas é um ponto que Mateusão precisa se adaptar parar performar melhor no Flamengo.
Balanço geral da estreia de Mateusão como titular no Flamengo
No geral, Mateusão fez uma boa estreia como titular entre os profissionais. Mesmo com a equipe atuando bem abaixo do normal, se apresentou para ser acionado e condicionou os pouquíssimos ataques rubro-negros enquanto esteve em campo.
Na ausência de Pedro, pode ser uma opção importante para o time alternativo. Assim como tem potencial a fim de se desenvolver e ser um grande jogador.
É muito difícil encontrar centroavantes com porte físico e bom timing para atacar a última linha como Mateusão. Cabe agora a Dorival Jr. dar mais oportunidades para seu desenvolvimento no clube.