América fica pouco com a bola, mas finaliza muito, indicam números
Neste sábado (22), o Flamengo enfrenta o América-MG pela 16ª rodada do Brasileirão. A partida acontecerá no Maracanã, às 16h. Dono do terceiro maior índice de posse de bola do torneio, o Mengão enfrentará o time que menos fica com a bola em toda a competição e é grande favorito no confronto.
O Flamengo costuma ter a bola por 57,9% do tempo de suas partidas no Campeonato Brasileiro, enquanto o time mineiro tem média de 42,8%. No entanto, os clubes estão praticamente empatados no número de chances criadas, 160 a 158 para o Mengão. Além disso, o América-MG finalizou 211 vezes ao longo do torneio e o Fla soma 200 finalizações.
Leia mais: Flamengo fará venda importante para bancar Claudinho e Wendel
A grande diferença é a eficiência dos ataques de Flamengo e América-MG. Afinal, o Mengão marcou 27 gols em 22,5 esperados, enquanto os mineiros conseguiram 16 gols quando eram esperados 19,2. Esta diferença se reflete também na tabela do Brasileirão.
Isso porque a falta de eficiência ofensiva faz o América-MG somar apenas nove pontos e ocupar a última colocação na tabela. Em sete partidas como visitante, a equipe tem dois empates e cinco derrotas. Por outro lado, o Mengão está na segunda posição com 27 pontos e não venceu no Maracanã em apenas duas oportunidades.
Flamengo tem o ataque mais eficiente do Campeonato Brasileiro
No início do trabalho de Jorge Sampaoli, o grande problema do Flamengo era a falta de contundência do ataque. Ou seja, a equipe criava chances chances durantes os jogos, mas não convertia em gols. Por fim, com a evolução do trabalho, o Fla se tornou a equipe mais eficiente do Brasileirão.
De acordo com dados do portal estatístico Sofascore, o Flamengo precisa finalizar apenas 5,4 vezes para marcar. Por outro lado, o América sofre média de um gol a cada 4,5 finalizações do adversário e, dessa forma, a partida deste sábado não deve criar muitas dificuldades para o Rubro-Negro.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.