Alternativa a Léo Ortiz está entre melhores do mundo no jogo aéreo
A temporada já começou e o Flamengo segue no mercado em busca de reforços para 2024. Com o Red Bull Bragantino dificultando a liberação do zagueiro Léo Ortiz, o Rubro-Negro observa alternativas para a posição. Uma delas é Joaquim, atleta de 25 anos rebaixado com o Santos no ano passado. O jogador, inclusive, foi apontado como um dos destaques mundiais em jogo aéreo pelo CIES Football Observatory.
A pesquisa indicou 100 zagueiros com as melhores estatísticas de jogo aéreo ao redor do mundo. Os índices são calculados a partir de uma avaliação criteriosa, que envolve o número de duelos ganhos, relacionando a minutagem do jogador com a frequência em que ele realiza disputas aéreas. Outro fator considerado é o nível de equilíbrio e dificuldade das partidas.
➕ Flamengo e Audax quase dobra audiência de Corinthians x Palmeiras na Libertadores
Assim, Joaquim aparece em oitavo na lista, com 87.7 pontos no índice que pauta a pesquisa. O zagueiro se destaca não só pelo alto ranqueamento, mas também por ser o primeiro integrante da classificação a atuar em um time de fora da Europa.
Além do zagueiro observado pelo Flamengo, a lista conta com outros cinco jogadores que atuam no futebol brasileiro. São eles: Lucas Veríssimo, do Corinthians (13º), Danilo Avelar, do América-MG (20º), Gustavo Gómez, do Palmeiras (48º), Ricardo Silva, do América-MG (64º) e Messias, do Santos (71º).
O pódio da lista é composto por Van Dijk, do Liverpool, Min-jae Kim, do Bayern de Munique e Danilo Pereira, do Paris Saint-Germain.
Alternativa de Léo Ortiz, Joaquim já fez Flamengo de vítima
Vindo do Cuiabá, Joaquim chegou ao Santos em fevereiro de 2023 e defendeu o clube paulista ao longo de toda a temporada. Apesar do rebaixamento, o zagueiro foi um dos destaques do time no ano e acabou chamando atenção de outros times pelo seu desempenho regular.
No entanto, foi na partida entre Flamengo e Santos, válida pelo segundo turno do último Campeonato Brasileiro, que Joaquim realmente entrou no radar da diretoria rubro-negra. Isso porque, além da atuação sólida durante os 90 minutos, o defensor impôs ao Mais Querido uma dura derrota ao marcar gol em chute de fora da área já nos minutos finais da partida.
Caso o Flamengo desista da contratação de Léo Ortiz, Joaquim pode aparecer como alternativa para preencher a vaga que Rodrigo Caio deixou com a sua saída. Além disso, o jogador também interessa clubes europeus como o Sporting, de Portugal, e o Olympiacos, da Grécia.