Alô, Flamengo! O aproveitamento de Sampaoli no futebol brasileiro

O plano B do Flamengo caso não consiga contratar Jorge Jesus é o argentino Jorge Sampaoli. Sendo assim, o Mundo Bola foi atrás e fez um breve levantamento da passagem do profissional no futebol brasileiro. Anteriormente, Sampaoli trabalhou no Santos em 2019 e no Atlético-MG entre 2020 e 2021. Nos dias atuais, o profissional está sem clube e segue em casa curtindo suas férias.
No Santos, Sampaoli foi adversário direto de Jesus no Flamengo. Tanto é que terminou o Brasileirão de 2019 sendo vice-campeão. Entretanto, sofreu eliminações para Atlético-MG na Copa do Brasil, queda na semifinal do Paulista e na primeira fase de Sul-Americana. Mas em linhas gerais, a passagem na Vila Belmiro não foi ruim.
Leia também: Vai dar match? Sampaoli e Flamengo ensaiam acerto desde 2012
Ao todo, são 64 jogos, com 35 vitórias, 14 empates e 15 derrotas. Ou seja, um aproveitamento de 61% dos pontos disputados. Além disso, com Sampaoli, o Santos teve sua melhor campanha no Brasileirão com 20 times, conquistando 74 pontos. Algo inédito para o time paulista.
Sampaoli teve boa passagem também pelo Atlético-MG
Depois de se destacar pelo Santos, Jorge Sampaoli não quis permanecer no clube em 2020 e esperou no mercado uma nova oportunidade. Querendo ser campeão, o argentino aceitou o convite do Atlético-MG, que iniciava o projeto de investir mais forte no futebol. No clube de Minas Gerais, foi campeão Estadual e chegou a liderar o Brasileirão durante boa parte da competição.
Entretanto, acabou sendo superado pelo Flamengo de Rogério Ceni e terminou o ano na terceira colocação. Foram 44 jogos, com 25 vitórias, nove empates e 10 derrotas, um aproveitamento de 63,63%.
Até definir um novo nome, o Flamengo será comandado por Mario Jorge, técnico do time sub-20. O Rubro-Negro tem compromisso contra o Maringa-PR, nesta quinta, pela Copa do Brasil.