O Flamengo vendeu Lázaro para o Almería em setembro do ano passado, porém essa semana o Fla viveu um perrengue por causa da venda. Ontem o Mengão notificou o clube espanhol para que pagassem a terceira parcela da negociação, que estava atrasada. O Rubro-Negro recebeu hoje o pagamento.
De acordo com o jornalista Venê Casagrande, o Almería deveria pagar R$ 5,8 milhões ao Fla pelo Lázaro até o dia 30/09. Os espanhóis deram um prazo de cinco dias a partir do dia 23/10. O “pix caiu” na conta do Flamengo somente só hoje, mais de um mês depois do vencimento.
Leia mais: Lázaro começa como titular, vai mal e Almería perde na estreia
Entretanto, de maneira oficial, através do diretor, o Almeria alega que o pagamento ao Flamengo por Lázaro foi feito no dia 23 de outubro. O clube espanhol ainda pagará duas parcelas pela compra do garoto do ninho, ambas em 2024, uma em fevereiro e a última em setembro.
Valor total da venda de Lázaro gerou questionamentos
O Flamengo vendeu o Lázaro para o Almería por 7 milhões de euros (R$ 36,3 milhões na cotação da época), contudo, o Fla ficou com 30% de seus direitos, o que pode gerar lucro com possíveis vendas futuras. Também está previsto no contrato que, se o cria do Ninho bater 25 jogos como titular no campeonato espanhol, o Mengão deve receber mais 750 mil euros.
Esse valor foi considerado baixo por alguns torcedores, pois acredita-se haviam alguns motivos para o passe de Lázaro ser mais valorizado do que foi. Um fator que foi predominante pra torcida pegar no pé da diretoria é que o atacante vinha sendo importante na temporada.
O jogador fazia um papel parecido com o de Arrascaeta, ou função de falso 9, mas no time B, que normalmente jogava com Dorival no Brasileirão. Coincidência ou não, o time alternativo caiu de rendimento no Campeonato Brasileiro.
Lázaro teve mais influência no time principal do que jogadores que saíram mais caro que ele
Se comparar o valor de sua venda com o de jogadores da base que foram menos importantes no time principal, fica ainda mais claro que o Flamengo vendeu Lázaro por menos do que poderia.
Comparação do desempenho no time profissional de Lázaro com o de outros três jovens que o Flamengo vendeu nos últimos anos:
- Lázaro(Ponta/Atacante): 62 jogos (21 como titular), 8 gols e 8 assistências;
- Rodrigo Muniz(Atacante) pelo Flamengo: 32 jogos (10 como titular), 10 gols e 1 assistência. Desempenho durante empréstimo ao Coritiba: 6 jogos (3 como titular), 1 gol e nenhuma assistência;
- Jean Lucas (Volante) pelo Flamengo: 25 jogos (11 como titular), 0 gol, 0 assistência. Desempenho durante empréstimo ao Santos: 20 jogos (15 titular), 0 gol e 1 assistência;
- Yuri César(Ponta) pelo Flamengo: 4 jogos (4 como titular), 0 gol, 0 assistência. Desempenho durante empréstimo ao Fortaleza: 39 jogos (10 como titular), 5 gols e 4 assistências,
Fora os bons números pelo Flamengo, Lázaro também soma mais participações nas seleções brasileiras de base. Dos quatro citados, apenas ele e Jean Lucas jogaram na base da amarelinha. O atacante jogou o Mundial sub-17 pelo Brasil em 2019, foram quatro jogos e dois gols decisivos, um que levou a canarinha à final e outro foi o gol do título, ele também tem uma partida pela pré-olímpica. Jean conta com uma partida na seleção sub-23 no currículo.
Toda essa diferença de desempenho e aparições internacionais entre Lázaro e os demais não foram levadas em conta na hora da precificação do jogador. O Fla o vendeu por 7 milhões , Jean Lucas e Muniz por 8 milhões e Yuri César, o mais barato, vendido por 5 milhões, esses valores são em euros.