Almeidão é pintado das cores do Flamengo e gera mais polêmica

04/01/2024, 13:13
Atualizado: 04/01/2024
Estádio Almeidão, em João Pessoa; Arquibancadas do estádio recebem pintura vermelha e preta antes de jogo do Flamengo

O Estádio Almeidão, em João Pessoa, já recebe preparativos para o jogo entre Flamengo e Nova Iguaçu, no dia 21 janeiro, e a nova pintura causou polêmica. As arquibancadas estão sendo pintadas de vermelho e preto, mesmas cores do Mais Querido, o que alimentou alguns questionamentos sobre a presença do Fla na Paraíba. Dono do estádio, o Governo do Estado nega que a mudança seja em função do clube.

Torcedores do Botafogo-PB, um dos times que manda jogos no estádio, questionaram a nova pintura justamente antes de jogo do Flamengo. Mas o secretário de Esportes da Paraíba, Lindolfo Pires, afirmou que já estava programa desde 2023 e é uma homenagem à bandeira do estado, que é vermelha e preta. Ele também disse não entender as críticas, já que o Botafogo tem justamente as mesmas cores pintadas na arquibancada.

Leia mais: Falso Nove disseca pontos positivos e negativos de Evander no Flamengo

“Lamento essa polêmica, que acredito que não é para existir. Até porque, se você verificar, quais são as cores do Botafogo-PB? Vermelho, preto e branco. O Botafogo-PB é tricolor. A bandeira da Paraíba, qual é? Vermelha e preta. O Flamengo vir jogar aqui é algo casual. Isso já estava programado na manutenção do estádio Almeidão. Eu não posso comprar uma tinta agora só porque o Flamengo vem jogar, não. Isso já estava programado desde o ano passado”, explicou Lindolfo Pires, em entrevista ao “ge”.

Arquibancada do Almeidão com a nova pintura
Foto: Reprodução/ Redes sociais

A pintura do Almeidão não foi a primeira polêmica criada pelo jogo do Flamengo em João Pessoa. Em entrevista recente, Lênin Correia, presidente do Campinense, classificou o jogo ser na Paraíba como “ridículo” e criticou a “influência” que gera no futebol local.

“Isto é um retrocesso. Vai contra tudo aquilo que brigamos para termos um futebol paraibano forte, sem influência do eixo Rio-São Paulo”, disparou Lênin, em entrevista ao GE.

No entanto, o discurso do presidente contra a possível influência que o Fla causa não se sustenta. Afinal, mesmo sem atuar na Paraíba desde 2013, o Rubro-Negro segue sendo o time de maior torcida do estado. A Nação representa 27% dos torcedores, contra 26% do Botafogo-PB e apenas 8% da Campinense, de acordo com pesquisa divulgada em 2023 pelo ‘Jornal da Paraíba’.

Flamengo deve custear ajustes no Almeidão

A presença do Mengão deve resultar em melhorias no Almeidão. O Flamengo pode pagar custos de manutenção para aumentar a capacidade de torcedores contra o Nova Iguaçu. O máximo de pessoas permitido pelos órgãos de segurança atualmente é de 11.600.

Após reunião na última semana, ficou definido o estádio precisa de melhorias na área de prevenção de incêndio. Apesar da responsabilidade da manutenção ser do Governo da Paraíba, o Flamengo deve arcar com algumas das despesas.


Compartilhe
Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.