Allan sofre nova lesão e reforça dificuldade para se firmar no Flamengo

Atualizado: 12/05/2025, 18:01
Allan em Flamengo x Juventude

Allan foi diagnosticado com uma lesão muscular na coxa direita após ser substituído na partida entre Flamengo e Bahia, no sábado (10). Desfalque nas próximas partidas, o volante segue com o mesmo problema para conseguir espaço no clube desde que foi contrato: a sequência de problemas físicos que o tiram de ação constantemente. 

Palmeiras vai encarar Flamengo sem Abel no banco

O Flamengo pagou 8 milhões de euros (R$ 41,6 milhões) para tirar Allan do Atlético-MG em junho de 2023. Ele chegou ao Ninho recuperando-se de uma cirurgia para corrigir fratura por estresse na coluna lombar. Foram 40 dias entre o anúncio oficial e a estreia do meio-campista com o Manto Sagrado. 

Superbet
Superbet
4/5
proPatrocinador do São Paulo e Fluminense.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

E os 14 jogos consecutivos na lista de relacionados entre a estreia e a primeira lesão ainda representam uma das maiores sequências do volante desde que chegou ao clube. No dia 13 de setembro de 2023, no entanto, se lesionou sozinho durante jogo com o Athletico-PR e foi diagnosticado com fascite plantar no pé esquerdo.

Como o prazo de recuperação era longo, o clube decidiu realizar um procedimento cirúrgico para retirar uma calcificação óssea no tornozelo direito. E essa cirurgia praticamente encerrou a temporada do meia, já que o retorno aconteceu no segundo tempo da última partida do ano, contra o São Paulo, pela 38ª rodada do Brasileirão.

Problemas físicos e oscilação em campo marcam 2024 

A temporada de 2024 começou com expectativa sobre o ano de Allan, que participaria de sua primeira pré-temporada com o Flamengo e ganhou tempo para se recondicionar fisicamente. Mas o início de ano não foi como o esperado tanto pelo atleta quanto pelos torcedores.

Depois de participar de apenas três jogos no Carioca, o Camisa 29 foi diagnosticado com dengue. A recuperação da doença foi rápida, mas a comissão do técnico Tite identificou perdas físicas e decidiu montar um planejamento para o atleta retomar a condição. 

O resultado foi que atleta jogou uma partida entre 10 de fevereiro e 16 de março, justamente o período que poderia ter mais tempo em campo durante o Estadual. A primeira sequência no time aconteceu entre abril e junho

Foram 11 jogos consecutivos, sendo 10 como titular e apenas um saindo do banco de reservas. Momento que sofreu uma lesão muscular no músculo posterior da coxa direita, o mesmo desta temporada, e precisou ficar cerca de 15 dias em recuperação. 

O retorno já aconteceu sem o mesmo espaço de antes, mas ele ainda foi titular em cinco das oito partidas que atuou. Contudo, alvo de críticas da torcida pelas atuações, perdeu o lugar rapidamente. 

Diminuição de espaço que começou ainda com Tite e foi sacramentada por Filipe Luís. Foram apenas quatro partidas com o ex-lateral em 2024, duas como titular e outras duas saindo do banco nos minutos finais. 

Allan afirmou que 2025 é 'última tacada' no Flamengo

Esse cenário fez a atual temporada começar da mesma forma que a última: expectativa de enfim Allan se firmar como peça importante no elenco do Flamengo

Ele disputou cinco dos seis jogos primeiros oficiais do time principal nesta temporada, sendo três como titular. As boas atuações renderam elogios de torcedores e de Filipe Luís, principalmente depois das partidas contra Sampaio Corrêa, Portuguesa e Botafogo.

Foi nesse momento que concedeu uma entrevista para avaliar o período no Flamengo e afirmou que, apesar do contrato até 2027, considera 2025 como a "última tacada" para conquistar o seu lugar no grupo.

"Senti que era minha última tacada, então estou fazendo de tudo para que as coisas aconteçam bem. Estou 100% focado, 100% vivendo o Flamengo. Acho que é Deus retribuindo toda a dedicação. Estou jogando cada vez melhor, e assim eu ganho confiança e passo mais confiança para o torcedor", disse na ocasião.

Allan perdeu um pouco de minutagem depois que o Flamengo começou a disputar as principais competições do ano, mas os últimos jogos indicavam que Filipe o enxerga como o substituto ideal para De La Cruz. Contudo, quando teve a oportunidade como titular nessa função, saiu lesionado. 

O meio-campista estava indo bem quando pediu substituição em Flamengo x Bahia. Ele acertou todos os seis passes que tentou durante os 15 minutos que esteve em campo, um deles para finalização, e disputou três duelos defensivos. Agora, deve perder pelo menos duas semanas em recuperação. 


Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.