Alexey explica mudança de visão no Flamengo: 'Muito mais confiante'

Campeão da Champions League das Américas (BCLA) com o Flamengo no último fim de semana, Alexey Borges passou a encarar o basquete de uma forma diferente conforme foi ganhando experiência.
➕ FlaBasquete x Caxias do Sul: datas e horários das oitavas de final do NBB
O armador vive grande fase, é um dos destaques da equipe campeã continental e acabou eleito MVP da competição vencida pelo Flamengo sobre o Boca Juniors, no Maracanãzinho.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-12, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
Segundo Alexey, o principal objetivo no basquete era estar presente em grandes momentos, como o da última final. A experiência, todavia, acrescentou em outro aspecto: a confiança.
Ao unir os dois, o armador do Flamengo sente que consegue entrar tranquilo a cada jogo, mesmo ciente da pressão envolvida em defender uma camisa tão pesada.
"Acho que mudei muito a forma de encarar o jogo de basquete. Hoje, estou muito mais confiante. Eu me sinto muito tranquilo de estar em quadra, mesmo com a responsabilidade que é jogar com a camisa do Flamengo", disse.
A tranquilidade, por sua vez, permite que Alexey se divirta em quadra, algo que influencia de forma positiva em seu jogo. O armador tem 452 pontos, 114 rebotes e 288 assistências na temporada.
"É o que sempre busquei, desde criança: estar nesses momentos. Então, quando estou, procuro me divertir ao máximo e jogar como se estivesse brincando no quintal de casa", completou Alexey.
Liderança de Alexey é elogiada por técnico do Flamengo
Além da questão técnica, o armador rubro-negro se coloca como líder também na questão tática, segundo o treinador Sergio Hernández — que destacou também a mentalidade de seu atleta.
"É um cara muito tranquilo, não fala muito. Mas quando tem que dar opinião de jogo, ajuda na tática e nas estratégias. Ele gosta muito disso e age como um treinador. Para ele, todos os jogos são finais", disse.
A visão do técnico sobre Alexey é de alguém que desfruta o basquete, exatamente como o atleta descreveu. Oveja, como é conhecido, ainda projetou a possibilidade de um novo posto de MVP, agora no NBB.
"Você vê que ele gosta de jogar basquete, sempre com muita energia. Concordo com Balbi, acho que ele pode vir a ser o MVP do NBB também", finalizou Hernández.
Com Alexey à disposição, o próximo compromisso do Flamengo na temporada será contra o Caxias do Sul, em duelo pelas oitavas de final do NBB. A partida acontece nesta quarta-feira (23).
Alexey é eleito MVP da Champions League das Américas
As atuações no Final Four da BCLA foram as principais credenciais de Alexey na eleição de MVP. A própria Fiba destacou algumas estatísticas do armador, principalmente na semifinal, contra o Franca.
Foram 24 pontos e nove assistências no jogo que levou o Flamengo à final, contra o Boca Juniors. Na decisão, Alexey contribuiu com 15 pontos, quatro rebotes e seis assistências.
No total, o brasileiro finalizou o torneio com média de 19,5 pontos, 7,5 assistências e 3 rebotes nos últimos dois jogos, os mais decisivos da competição. Alexey ainda liderou o ranking de eficiência, com 21,7%.
A seleção do campeonato contou com Alexey, Nicola Pomoli (Instituto Córdoba-ARG), Gui Deodato (Flamengo), Sebastián Vega (Boca Juniors) e Lucas Dias (Franca).