Alex elogia Filipe Luís, mas trata contexto como raridade

13/02/2025, 12:35
Atualizado: 13/02/2025
Filipe Luís em jogo do Flamengo; time tem 14 desfalques contra o Atlético-MG, recorde da temporada

Um dos grandes craques da história do futebol brasileiro, Alex, hoje tenta engatar na carreira como treinador. Jovem e com ideias de um futebol moderno, assim como Filipe Luís, o ídolo de Cruzeiro, Coritiba e Fenerbahçe falou sobre a trajetória do técnico do Flamengo e a descreveu como única.

Alex avaliou o início do trabalho de Filipe Luís como espetacular, mas pontuou contexto que o treinador vive e o clube que dirige, analisando como "tudo funciona bem" dentro do Flamengo.

➕ Flamengo x Vasco: Palpites, estatísticas e escalações | 15/02/2025

"Acho maravilhoso, acho espetacular. Mas a história do Filipe é única. O Filipe com todo o conhecimento que tem, com toda a busca que ele teve estudando, ele começa a praticar o trabalho dele e as coisas funcionam. Por quê? Porque tudo funciona. O Flamengo é um clube que as coisas estão rodando direitinho. Então a condição do Filipe é única", disse Alex em entrevista ao 'Charla Podcast'.

Na opinião de Alex, a trajetória de Filipe Luís inclusive não se compara com a de outros grandes técnicos do Flamengo "formados em casa", citando nomes como Andrade, Carlinhos e Carpegiani.

"Não lembro de outra história parecida com a dele. As pessoas falam do Carlinhos, do Jaime, do Andrade, do próprio Carpegiani. Mas, assim, eu olhando a distância, não sou um profundo conhecedor da história de cada um, mas eu vejo diferenças", avaliou.

Para Alex, "herança" de 2019 ajuda trabalho de Filipe Luís

Sabidamente uma inspiração para Filipe Luís, Jorge Jesus deixou um legado para trás e principalmente uma herança, tanto de jeito de jogar, como de jogadores para o técnico do Flamengo, segundo Alex.

Esportes da Sorte
Esportes da Sorte
4/5
proDepósito mínimo de R$1.

Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

O ex-jogador analisou como o fato do Flamengo ter jogadores que entendem e aplicam uma forma de jogar que já vem de algum tempo, com um técnico que conhece e também jogou dessa maneira com quem hoje dirige, como o caso de Filipe Luís, se torna um trunfo muito importante.

"Esse Flamengo atual tem muitos jogadores que ainda têm uma herança do trabalho do Jesus, que começou lá em 2019. Então você trazer novos jogadores e já os jogadores mais antigos mostrarem para os novos jogadores que esse pessoal já está fazendo isso. E ele (Filipe Luís) jogou lá. E ele também participava disso de dentro do campo", declarou o ex-jogador.

Alex completa apontando como o clube e a torcida apoiam e gostam muito do estilo e metodologia de Filipe Luís, sendo esse mais um traço que diferencia a forma que o comandante rubro-negro começa sua carreira.

"O próprio clube entende isso, o próprio Flamengo gosta disso, o próprio flamenguista gosta disso. Isso tudo causa algumas diferenças no trabalho do Filipe e de outro qualquer treinador", definiu.

Atualmente sem clube, a última equipe dirigida por Alex foi o Antalyaspor-TUR. Além da equipe turca, Alex soma na carreira passagens pelo sub-20 do São Paulo e pelo Avaí.